Adicionar à minha lista

Chutney de tomate e tâmara

Ana Bacellar

Na minha geladeira sempre tem uns 2 ou 3 tipos de tomate, pois eu adoro tomate de todo jeito. Além de comer os tomates frescos só com sal, em saladas e sanduíches, preparo pelo menos uma vez por semana os meus amados tomates rústicos de forno e um molho caseiro de tomates, uso tomates picados em sei lá quantas mil receitas e vivo inventando jeitos de aproveitar os bem maduros, que são saborosíssimos.

Em casa, todos adoram comida indiana e vira e mexe faço um prato principal pra servir com uma tigela de arroz basmati, algum legume e uns pães pra servir com iogurte e um chutney. Vivo preparando chutneys com frutas maduras e vou guardando pra quando preciso, mas se não tenho um pote na despensa, acabo fazendo uma receita daqueles rapidinhos, que não precisam de repouso antes de servir. A receita que vai aqui é perfeita pra esses momentos, já que fica deliciosa assim que esfria, mas continua perfeita por uma semana na geladeira (como gosto de servir em temperatura ambiente, retiro da geladeira com 1h de antecedência).

Gosto desse chutney porque ele é bem cremoso, tem a doçura da tâmara e do próprio tomate, pela leve acidez do limão, com o sabor e o perfume do curry e da noz-moscada. E quanto melhor o curry (garam masala), mais gostoso o chutney fica.

O chutney não fica só nas mesas indianas, pois ele acompanha qualquer pão fresco ou torrado, saladas, queijos cremosos e mais frescos ou bem curados e é o máximo em sanduíches com defumados e rosbife ou acompanhando grelhados.

A receita ganha vida com tomates maduros e tâmaras macias, que hoje são fáceis de achar. O preparo dos tomates não é complicado, basta mergulhar em água fervente por um minuto, resfriar água gelada, depois descartar as peles e sementes.

Ingredientes

  • 1 kg de tomates bem maduros e vermelhos, sem pele e sem sementes, grosseiramente picados
  • 1 colher (chá) de curry (garam masala)
  • 200 g de tâmaras bem macias, sem os caroços e grosseiramente picadas
  • 1/3 de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
  • 1 colher (sopa) de suco de limão (15 ml)
  • Sal

Preparo

Numa panela média, coloque o tomate com mais ou menos 1 colher (chá) de sal, tampe e aqueça por uns 10min, até começar a juntar um caldinho e ferver.

Então, destampe e deixe em fogo baixo por mais uns 10min, até começar a amolecer e o líquido evaporar totalmente. O tomate deve reduzir a mais ou menos 1 e ½ xícara de polpa.

Misture o curry, a tâmara e mantenha no fogo por mais uns 5 minutos, até que tudo esteja bem incorporado e macio.

Acrescente a noz-moscada e o limão e retire do fogo.

Deixe esfriar e sirva com pão indiano ou com outros pães frescos ou torradas, queijos, acompanhando grelhados, saladas ou com sanduíches.

Se quiser, guarde por até 1 semana na geladeira e retire mais ou menos 1h antes de servir, pois ele fica mais gostoso em temperatura ambiente. É um chutney adocicado pela tâmara, mas com a leve acidez do limão e apenas um pouquinho de sal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *