Adicionar à minha lista

Churros divinos

Ana Bacellar

Minhas filhas adoram churros e não passo duas semanas sem preparar essa receita pelo menos uma vez.

Como a massa é rica em ovos, manteiga, açúcar mascavo e baunilha, eles ficam ligeiramente macios por dentro e com uma casquinha gostosa por fora, não muito crocantes, mas saborosíssimos. São tão gostosos que só com açúcar e canela já fazem a festa, mas acompanhados de doce de leite muito bom e de calda de chocolate rapidinha eles ficam ainda mais irresistíveis.

Dá tranquilamente pra preparar a massa na hora e fritar em seguida, mas fazendo com pelo menos umas 6h de antecedência e deixando a massa descansar na geladeira, já no próprio saco de confeitar ou na bisnaga pra churros, eles ficam ainda melhores.

Dica importante: escorra bem sobre papel absorvente antes de polvilhar com açúcar e canela.

Quando quero churros super crocantes, quase que só crosta pra segurar o doce de leite ou o chocolate, fico com a receita dos churros crocantíssimos, mas quando quero uma massa especial, que não seja só textura, escolho a receita que vai aqui.

Ingredientes

  • ¾ de xícara (chá) de água (180 ml)
  • 75 g de manteiga gelada em cubinhos
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo (100 g)
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo (150 g)
  • 2 ovos
  • 900 ml de óleo vegetal pra fritar
  • Açúcar de confeiteiro e canela pra polvilhar

Preparo

Numa panela média, aqueça a água, a manteiga, o açúcar e o sal e espere ferver.

Imediatamente, junte a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer, cozinhe até a massa formar uma bola que se solte totalmente da panela.

Coloque na tigela da batedeira e deixe amornar por 5min.

Sempre batendo, junte 1 ovo, espere incorporar, acrescente o outro ovo e bata até obter uma massa lisa.

Numa frigideira grande, aqueça o óleo e, quando ele começar a borbulhar, abaixe o fogo pra evitar que os churros escureçam muito rápido por fora e fiquem crus por dentro, mas cuide para que o óleo não esfrie demais, pois aí eles ficarão encharcados. Pelos mesmos motivos, é melhor preparar churros não muito grandes.

Divida a massa em 2 partes, coloque uma delas num saco de confeitar com um bico estrelado médio (número 4) e, com cuidado, pois o óleo pode espirrar, deixe cair diretamente no óleo no máximo uns 6 cordões de uns 6 cm de massa. Com a escumadeira, vá banhando os churros com óleo e mantenha no fogo por uns 3min de cada lado, até que estejam crescidos, macios por dentro e dourados por fora, então escorra sobre papel absorvente.

Passe os churros pra um prato e polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela. Sirva com calda de chocolate ou doce de leite.

1 Commentário

  1. 1

    Adorei seu site… fantástico ! Há muito tempo não via sites de culinária com conteúdo tão bom , parabéns! Estou doida para conhecer seu restaurante e comprar seus livros !!!
    Heloísa na receita acima vc fala da essência de baunilha mas não diz em qual momento devemos pô-la
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *