Adicionar à minha lista

Churros crocantíssimos

Ana Bacellar

Receitas de massa pra churros não faltam e elas basicamente se dividem em dois grupos: as que levam ovos e manteiga, como a dos churros divinos, bem perfumadas e saborosas, mas dão churros menos crocantes e pouco firmes, que às vezes se entortam com as passadas mais gulosas pelo doce de leite ou qualquer outra calda; e as não pedem nem ovo e nem gordura, com sabor neutro, mas deixam os churros com textura incrível, crespíssimos nas laterais fininhas e firmes pra aguentar muuuiiitttaaa cobertura. Essa receita é do segundo grupo.

Quem gosta de churros deve investir num tipo de extrusora especial pra churros, normalmente de plástico rígido e forte dar o formato estrelado à massa pesada, pois é justamente o miolinho grosso na medida certa e faces finas que dão a crosta tentadora.

Um saco de confeitar bem resistente e com bico estrelado médio (número 4) também resolve, mas se for fino não dá certo mesmo, rasga com a massa pesada. Tentei improvisar com um saco mais fino dentro do outro, fiz bolinhas pequenas e minhocas, mas não ficou com jeito de churros.

A fritura também tem que ser cuidadosa, já que o óleo mais frio deixa os churros encharcados e o quente mais doura rápido por fora e começa até a queimar antes do miolo cozinhar.

Se quiser a massa aromatizada, use uma colher de chá de baunilha, que vai bem com doce de leite muito bom e calda de chocolate rapidinha, ou raspas de limão ou laranja.

A massa pronta dura uns três dias na geladeira, na hora é só fritar, secar bem sobre papel absorvente, esperar amornar por uns 3min antes de polvilhar com canela e açúcar comum ou de confeiteiro e servir.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de água (480 ml)
  • ¼ de xícara (chá) de óleo (60 ml)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • ½ colher (chá) de sal
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 900 ml de óleo vegetal para fritar
  • Açúcar de confeiteiro e canela pra polvilhar
  • Doce de leite ou calda de chocolate pra acompanhar

Preparo

Numa panela média, aqueça a água, o óleo, o açúcar e o sal e espere ferver.

Imediatamente, junte a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer, cozinhe até a massa formar uma bola que se solte totalmente da panela.

Passe pra uma tigela, cubra pra não ressecar e deixe amornar por 15min antes de fritar (se quiser, nesse ponto, guarde por até três dias na geladeira).

Aqueça o óleo numa frigideira grande e, quando ele começar a borbulhar, abaixe o fogo para evitar que os churros escureçam muito rápido sem cozinhar por dentro, mas cuide pra o óleo não esfriar e deixar os churros encharcados (pelos mesmos motivo, é melhor preparar churros não muito grandes).

Divida a massa em 2 partes, coloque uma delas no saco de confeitar grosso com um bico estrelado médio (número 4) e, com cuidado, pois o óleo pode espirrar, deixe cair no máximo uns seis cordões de uns 6 cm de massa, aparando a massa com a ponta de uma faca para terminar de soltar do bico.

Banhando sempre com uma escumadeira, frite os churros de um lado e depois do outro até ficarem bem dourados e crocantes.

Escorra sobre papel absorvente, espere amornar por uns 3min, polvilhe com canela e açúcar comum, ou de confeiteiro e sirva com o acompanhamento escolhido.

2 Comentários

  1. 1

    Olá gostei mto da receita, seguimos todos os passos. Mas na hora de fritar, eles se juntam e grudam e se tento desgrudar eles começam a descamar tudo a massa. Porque isso pode estar ocorrendo?? Grata!!

    • 2

      Oi, Gabi! Frite as poucos e encoste neles ou movimente os churros no óleo quando eles estiverem firmes e já crocantes. Se mexer antes, eles grudam. Bjs

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *