Adicionar à minha lista

Cheesecake de paçoca com cobertura de chocolate

Ana Bacellar

Quem gosta da textura aveludada de cheesecake, do amendoim cremoso, ama paçoca e morre por doces com chocolate vai se deliciar com essa receita.

Quebrei a cabeça até conseguir uma sobremesa não muito doce, e que não ficasse pesada pela soma das gorduras do queijo e do amendoim no creme e na base, que é pura paçoca.

Fiz os primeiros testes usando a receita da paçoca simples de amendoim, que só leva açúcar e amendoim torrado, sem pele e salgado (isso mesmo, o toque do sal costuma dar emoção a várias sobremesas) e deu certo. Mas como eu queria facilitar a vida ainda mais, resolvi experimentar a receita com paçoca de rolha pronta e também funcionou.

A receita já fala em paçoca pronta, só escolher entre preparar uma receita dobrada da paçoca simples de amendoim (vai sobrar um pouco, mas é só comer de colher) ou esfarelar 400 g de paçoca de rolha direto do pacote. A base crocante é uma mistura de metade da paçoca e manteiga e o creme leva a paçoca restante, o cream cheese e ovo, muito simples e muito bom. Depois de assado, o cheesecake deve repousar por umas 3h pra firmar e, só então, receber a cobertura da ganache de chocolate.

Além de deliciosa, a sobremesa ainda é prática, fica perfeita na geladeira por uns três dias.

Ingredientes

Cheesecake

  • 400 g de paçoca de amendoim
  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 300 g de cream cheese em temperatura ambiente
  • 3 ovos

Cobertura

  • 200 g de chocolate meio-amargo em cubinhos
  • 2/3 de xícara (chá) de creme de leite espesso (160 g)

Preparo

Cheesecake – Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo). Forre o fundo de uma fôrma de fundo removível de uns 22cm com papel manteiga.

Pra base, esfarele metade da paçoca numa tigela média, junte a manteiga e misture até conseguir uma farofa bem úmida, espalhe no fundo da fôrma e pressione para firmar e ficar uniforme e reserve.

Pro creme, esfarele a paçoca restante na mesma tigela, junte o cream cheese e os ovos, misture até obter um creme homogêneo e despeje creme sobre a base.

Asse por uns 35min, até dourar e firmar (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). Retire o cheesecake do forno, deixe amornar e leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de cobrir e desenformar.

Cobertura – Derreta o chocolate no micro-ondas por uns 2min. Junte o creme de leite e mexa até conseguir um creme liso e brilhante.

Deixe amornar e despeje sobre o cheesecake, deixando escorrer para as laterais.
Guarde por até 3 dias na geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *