Adicionar à minha lista

Cenouras glaceadas com mel e laranja

Cenoura bem feita, com gosto de cenoura, cor de cenoura e textura de cenoura é uma delícia e não tem nadinha de nadinha a ver com aquela coisa borrachuda, pálida e sem graça com cara de prato de hospital que desanima. Além de linda, ela é versátil, vai bem crua ou cozida, de jeitos mais doces ou salgados, entra em pratos principais e acompanhamentos, tem cara de dia-a-dia e de festa e combina com quase tudo.

Os romanos já preparavam cenoura agridoce com vinho, vinagre e azeite e os franceses, na mesma linha, há muito tempo fazem cenouras glaceadas divinas. Acho que essas cenouras, que começam cozinhando numa frigideira com água, sal, açúcar e manteiga, vão absorvendo tudo, até que, quando o líquido seca, caramelizam no açúcar e na manteiga, foram das minhas preparações quando estudei no Le Cordon Bleu de Paris. Por lá, na primeira aula a gente cortava as cenouras em rodelas de 1 cm, numa outra aula já precisava acertar as quinas de cada rodela pra conseguir rodinhas perfeitas (a carotte Vichy) e depois vinha a fase de tornear, os balõezinhos que eles tanto amavam, mas hoje corto em rodelas e pronto. Quando quero a receita clássica, uso só água, sal, açúcar e manteiga, mas também troco o açúcar comum por mascavo ou mel, ou substituo a manteiga por azeite ou uso um tanto de água e um tanto de suco de laranja ou mexerica e incremento com alguma especiaria. Aqui, usei mel e suco de laranja com pitadas de canela ou uma pontinha de anis estrelado.

Ingredientes

  • 4 cenouras grandes (600 g)
  • 25g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja (240 ml)
  • 1 pedacinho de, no máximo, 1 cm de canela em pau ou 1 pontinha de anis estrelado
  • Sal

Preparo

Descasque e corte as cenouras em rodelas de mais ou menos 1cm de espessura.

Numa frigideira grande e que abrigue as rodelas numa só camada, coloque a cenoura, a manteiga, o mel, o sal, o suco de laranja, a canela e complete com água apenas o bastante pra cobrir tudo. Leve ao fogo com a panela semi-tampada por uns 10min, até que as rodelas estejam macias, brilhantes e caramelizadas (o líquido evapora e a cenoura doura e carameliza na manteiga com o mel e o açúcar da laranja). Sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *