Adicionar à minha lista

Cenouras assadas com azeite

Ana Bacellar Cenouras assadas com azeite

Essas cenouras assadas com azeite são deliciosas, lindas e fáceis de fazer. O preparo é muito simples, basta misturar os ingredientes já na assadeira ou no refratário em que tudo irá ao forno e depois à mesa, assar e servir.

A receita também é versátil, pois pode ser um acompanhamento de grelhados em geral, tanto de carnes vermelhas, como de aves e peixes, como pode servir de prato principal de uma refeição vegetariana ou vegana.

Na semana em que gente estava se programando pra fotografara receita, como num passe de mágica chegou em casa uma cesta cheia de legumes e verduras maravilhosos e dentre eles havia um maço de minicenouras encantadoras.

Conclusão: as cenouras tradicionais ficaram de lado e a receita foi feita com as cenourinhas ainda com as ramas.

Como as cenourinhas são muito novas e tenras, basta lavar tudo muito bem pra retirar qualquer grão de terra e usar sem precisar descascar, nem descartar as ramas, que são macias e nutritivas, além de deixarem o prato ainda mais bonito.
Como a gente nem sempre tem minicenouras dessas por perto, o mais comum é preparar a receita com cenouras orgânicas comuns ainda com a rama ou cenouras comuns não muito grandes. Nesse caso, basta lavar bem, descascar e cortar em palitos ou tiras grossas (costumo cortar a cenoura em 4 ou em 6 de comprido e pronto), mas nada impede que sejam rodelas.

Além de cenoura, a receita só pede pimenta-do-reino, sal, um pouquinho de açúcar pra ajudar na caramelização (e ele pode ser refinado, demerara ou mascavo) e azeite de oliva, que não precisar ser aquele extravirgem sensacional, basta que seja um azeite de oliva virgem de qualidade. Nada impede que se junte dentes de alho e ramos de ervas.

Na verdade, é mais um método que uma receita e o método também funciona com mini-rabanetes ou rabanetes pequenos, que ficam deliciosos, beterraba, nabo, batata doce em rodelas, cebolas e abóboras variadas.

O tempo de forno muda bastante em função da espessura das cenouras e, também do fato de serem mais ou menos novinhas e tenras. As menores e mais frescas levam de 20 a 30 minutos pra ficarem macias e levemente douradas, e as mais firmes podem levar uns 45min. Nada como bom senso e experimentar e, pra isso, só espetar a parte mais grossa com a ponta de uma faca de lâmina fina e verificar se entra e sai com facilidade.

As cenouras combinam com mil coisas e, pensando só nas receitas daqui do site, dá pra dizer que elas vão bem com frango assado aberto pelas costas, arroz de todo dia, galeto na brasa da serra gaúcha, filezinhos de peixe dourados na manteiga, salmão de forno com ervas e laranja, bolo de carne macio e saboroso, carne moída caseira, pernil de cordeiro assado, bife à milanesa da minha avó e pernil perfumado de festa.

Se você gosta de cenouras, aqui no site, há duas outras receitas deliciosas com elas: as cenouras douradas na frigideira e as cenouras glaceadas com mel e laranja, com toques de especiarias (essa última receita tem vídeo no nosso canal do Youtube e vale assistir).

Cenouras assadas com azeite

Ingredientes

  • 1 maço de minicenouras ou de cenouras orgânicas pequenas e ainda com rama (600 g)
  • 1 e ½ colher (chá) de açúcar
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio).

Separe uma assadeira média e que acomode as cenouras com as ramas.

Coloque o açúcar, ½ colher (chá) de sal (ou a gosto) e pimenta-do-reino no fundo da assadeira e misture.

Regue o fundo da assadeira com um fio de azeite e misture bem.

Coloque as cenouras na assadeira e movimente pra conseguir que fiquem totalmente besuntadas com a mistura. Se for preciso, junte mais um pouco de azeite.

Leve a assadeira ao forno e asse por 20 a 30min, até que estejam macias e douradas (espete com a ponta de uma faca de lâmina fina pra verificar se elas estão macias). Cenouras maiores e não tão novas podem levar até 45min no forno.

Sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *