Adicionar à minha lista

Cenoura caramelizada com mel e laranja

Ana Bacellar cenoura caramelizada com mel e laranja

Simplesmente amo essa receita de cenoura caramelizada com mel e laranja!

Cenoura bem feita, com gosto de cenoura, cor de cenoura e textura de cenoura é uma delícia e não tem nadinha de nadinha a ver com aquela coisa borrachuda, pálida e sem graça com cara de prato de hospital que desanima. Além de linda, ela é versátil, vai bem crua ou cozida, de jeitos mais doces ou salgados, entra em pratos principais e acompanhamentos, tem cara de dia-a-dia e de festa e combina com quase tudo.

Os romanos já preparavam cenoura agridoce com vinho, vinagre e azeite e os franceses, na mesma linha, há muito tempo fazem cenouras glaceadas divinas.

Acho que essa cenoura caramelizada com mel e laranja uma delícia!

Começo cozinhando numa frigideira com água, sal, açúcar e manteiga, vão absorvendo tudo, até que, quando o líquido seca, caramelizam no açúcar e na manteiga, foram das minhas preparações quando estudei no Le Cordon Bleu de Paris. Por lá, na primeira aula a gente cortava as cenouras em rodelas de 1 cm, numa outra aula já precisava acertar as quinas de cada rodela pra conseguir rodinhas perfeitas (a carotte Vichy) e depois vinha a fase de tornear, os balõezinhos que eles tanto amavam, mas hoje corto em rodelas e pronto.

Quando quero a receita clássica, uso só água, sal, açúcar e manteiga, mas também troco o açúcar comum por mascavo ou mel, ou substituo a manteiga por azeite ou uso um tanto de água e um tanto de suco de laranja ou mexerica e incremento com alguma especiaria. Aqui, usei mel e suco de laranja com pitadas de canela ou uma pontinha de anis estrelado.

Ingredientes

  • 4 cenouras grandes (600 g)
  • 25g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja (240 ml)
  • 1 pedacinho de, no máximo, 1 cm de canela em pau ou 1 pontinha de anis estrelado
  • Sal

Preparo

Descasque e corte as cenouras em rodelas de mais ou menos 1cm de espessura.

Numa frigideira grande e que abrigue as rodelas numa só camada, coloque a cenoura, a manteiga, o mel, o sal, o suco de laranja, a canela e complete com água apenas o bastante pra cobrir tudo.

Leve ao fogo com a panela semi-tampada por uns 10min, até que as rodelas estejam macias, brilhantes e caramelizadas (o líquido evapora e a cenoura doura e carameliza na manteiga com o mel e o açúcar da laranja).

Sirva em seguida.

4 Comentários

  1. 1

    Bommm dia!! Me chamo william sou de MINAS GERAIS, cidade de PEDRO LEOPOLDO, Eu fiz essa receita aqui em casa para minha mãe, e te falar uma coisa, ela gostou demais tá conta, tanto que falou pra minha tia que tbm vai fazer. E te falar me surpreendi com o resultado ficou muito bom, minha mãe depois comeu a cenoura com pão, ela falou que ficou muito bom pra fazer sanduíche natural rsrs. Quero agradecer pela receita parabéns, e obrigado por proporcionar alegria e satisfação da minha mãe por algo que fiz com todo carinho e amor pra ela.

    • 2

      Oi, William! Adorei receber sua mensagem e amei, ainda mais, que sua família tenha gostado da receita. Ela realmente é uma delícia e fiquei feliz que a minha receita tenha proporcionado um momento tão querido com a sua mãe! Bjs

  2. 3

    Gente, desculpa a caipirice, mas esse prato bonito combina com o quê? Sem ser sanduíche. Eu tô com umas cenouras roxas bem lindonas. Quero fazer algo com cara bonita e gostosa!
    Vai com carne de porco ou bovina? Não como frango.

    • 4

      Talitha, boa noite!
      Nada de caipirice!!!! Escreva pra gente sempre que quiser.
      Vai bem com carne de porco, bovina, peixe, com arroz, com vegetais. Na verdade, vai bem com tudo.
      Cenouras roxas são lindas demais.
      Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha grande companheira de vida e que fazia as fotos lindas do Na Cozinha da Helô, faleceu há uns 10 dias e só hoje estou voltando a responder.
      Abraços, Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *