Adicionar à minha lista

Cebolas fritas bem sequinhas

Ana Bacellar Cebolas fritas sequinhas

Essas cebolas fritas bem sequinhas são gostosas e versáteis. Como elas ficam bem saborosas e têm um leve crocante, são perfeitas pra finalizar pratos como o pilaf de arroz com cebolas e frutos secos, o nasi goreng – arroz frito da Indonésia ou um arroz marroquino, mas ficam deliciosas como recheio de sanduíches ou pra servir com uma sopa, com batatas cozidas ou com um grelhado, quer dizer, é o tipo da receita que tem 1001 possibilidades. São bem diferentes das duas outras que estão no site e que são boas pra petiscar, a cebola frita crocante e a cebola frita com casquinha estufada. As 3 versões são deliciosas e diferentes, cada uma com as suas utilidades.

Ao contrário das duas outras receitas, que pedem pra mergulhar os anéis de cebola numa massa mais ou menos leve e, portanto, devem ser consumidas em seguida, a receita daqui fica gostosa mesmo depois de fria. Na verdade, elas continuam gostosas por até 2 dias e, pra isso, basta colocar tudo sobre papel absorvente num pote fechado e deixar em temperatura ambiente. Pra evitar que a cebola murche, é importante deixar pra colocar sal só no momento de servir.

Nada impede que se corte em rodelas, mas prefiro cortar em fatias finas.

Pra versão das cebolas fritas bem sequinhas que vai aqui, existem duas possibilidades: fritar apenas as fatias de cebola no óleo até ficarem douradas e crocantes ou, pra conseguir que fiquem um tiquinho mais firmes e com leve casquinha, passar as fatias na maisena antes de fritar. Por isso, coloquei a etapa da maisena, mas vale também preparar sem ela, experimentar e escolher a sua preferida.

Em casa, eu vario bastante, gosto das duas versões.

cebola frita sequinha

Ingredientes

  • 2 cebolas grandes (360 g)
  • ¼ de xícara (chá) de maisena (30 g)
  • 900 ml de óleo vegetal pra fritar
  • Sal

Preparo

Opção com maisena – Aqueça o numa frigideira grande e funda (uma wok é perfeita).

Enquanto isso, coloque os anéis numa tigela, junte a maisena, misture pra envolver e reserve. Forre uma assadeira com papel absorvente.

Quando o óleo estiver quente, mergulhe metade dos anéis na frigideira e banhe com uma escumadeira. Quando os anéis estiverem dourados e crocantes, escorra com a escumadeira e coloque sobre o papel pra escorrer.

Frite a cebola restante e reserve.

Opção sem maisena – Aqueça o numa frigideira grande e funda (uma wok é perfeita).

Forre uma assadeira com papel absorvente.

Quando o óleo estiver quente, mergulhe metade dos anéis na frigideira e banhe com uma escumadeira. Quando os anéis estiverem dourados e crocantes, escorra com a escumadeira e coloque sobre o papel pra escorrer.

Frite a cebola restante e reserve.

Aqueça o óleo pra fritar numa frigideira grande.

Se quiser, prepare com até 2 dias de antecedência, coloque num pote forrado com papel absorvente, tampe e mantenha em temperatura ambiente.

Pra evitar que a cebola murche, polvilhe com sal apenas na hora de servir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *