Na última ida ao Pará, logo no primeiro almoço, comi uma castanhada maravilhosa preparada pela Dani Martins, no “Lá em Casa”. Na verdade, pra entender uma castanhada é só pensar numa cocada, só que sem coco e sim com castanhas-do-Brasil/Pará. Simples assim e bom demais.
Voltei pra São Paulo e continuei sonhando com a castanhada da Dani, mas só usando as castanhas já secas que a gente encontra por aqui o resultado ficaria bem longe da castanhada dos sonhos. O x da receita está justamente na castanha, que deve ser fresquíssima, suculenta e muito leitosa e, a não ser no Norte do Brasil, é raro conseguir uma castanha assim.
Pensei e repensei até chegar à solução mais simples de todas e viável pra todos que não tem uma castanheira por perto: acrescentei um pouco de leite de castanhas, que hoje a gente encontra em vários supermercados na parte de leites vegetais, e consegui me aproximar do leitoso da castanha fresca. Não é a mesma coisa, pois a castanha fresca é incrível demais, mas dá pra tapear.
Sem o leite a receita fica só um pouco menos cremosa, mas também funciona, basta acertar a consistência com um pouco de água.
Pra perfumar, juntei um pedaço de canela em pau à calda e polvilhei o doce pronto com canela em pó. Usei canela simplesmente porque amo canela, mas dá pra usar a especiaria que quiser.
Dá pra comer a castanhada quente, em temperatura ambiente ou gelada. Sobremesa bem brasileira e deliciosa, além de rápida e perfeita pra receber no improviso.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água (240 ml)
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (225 g)
- 1 pedaço de uns 3 cm de canela em pau
- 2 xícaras (chá) de castanha-do-Brasil/Pará grosseiramente moída (200 g)
- 1 xícara (chá) de leite de castanha-do-Brasil/Pará (240 ml)
- Canela em pó pra polvilhar
Preparo
Numa panela média, aqueça a água e o açúcar, mexa só até dissolver, junte a canela em pau e deixe ferver por uns 5min, até a calda começar a brilhar.
Junte a castanha e, mexendo de minuto em minuto, mantenha no fogo por uns 10min, até surgirem bolhas e o doce começar a encorpar (ele ainda estará meio mole, mas depois engrossa).
Acrescente o leite da castanha, deixe ferver por 1min e retire do fogo (a cocada vai firmar quando esfriar). firma um pouco quando esfria).
Espere amornar, passe pra uma compoteira e polvilhe com canela na hora de servir.
A castanhada pode ser servida quente, em temperatura ambiente ou gelada e se conserva bem por uns 3 dias na geladeira (não muito mais apenas pelo leite).