Adicionar à minha lista

Casadinhos variados

Feito com:
Ana Bacellar

Quem, como eu, adora um biscoito acompanhando o chá ou o café costuma se encantar com os casadinhos, ainda mais vendo um pote cheio deles.

São crocantes, amanteigados e podem ser recheados com doce de leite, goiabada, bananada, ou qualquer outro doce em pasta, ganache de chocolate amargo ou ao leite, ou apenas com uma camadinha fina de mel (os “casadinhos lua-de-mel, que aparecem em muitos cadernos de receitas de “avó”). Como a receita rende bastante, às vezes separo os biscoitos em duas ou três partes e preparo casadinhos com recheios variados e, pra diferenciar os sabores, corto uns em discos, outros em quadradinhos, outros em algum outro formato.

Quando quero dar presentinhos charmosos, preparo umas duas ou três receitas desse biscoito, embrulho num saco de celofane com uma fita colorida ou num pote de vidro e pronto.

Ingredientes

  • 3 e ⅓ xícaras (chá) de farinha de trigo (400 g)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 250 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de mel (ou um ou mais doces pastosos - 300 g)
  • Açúcar pra polvilhar

Preparo

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e a manteiga e trabalhe até conseguir uma massa lisa que se descole das mãos (se for preciso, acrescente umas 2 ou 3 colheres de sopa de água fria). Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30min.

Polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até ficar com uns 2 mm de espessura, como casca de banana.

Corte a massa em discos de uns 2 cm, transfira pra 2 assadeiras grandes (não é preciso untar) e leve à geladeira por mais 15min, enquanto o forno é aquecido a 180°C (médio-alto).

Asse os biscoitos por uns 15min, até que estejam firmes e ligeiramente dourados nas bordas. Solte os biscoitos da assadeira e deixe esfriar.

Espalhe uma camada fina de mel ou do doce escolhido sobre um biscoito, cubra com outro, depois role o casadinho no açúcar.

Guarde num pote fechado por até 1 semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *