Adicionar à minha lista

Como fazer carne moída chinesa

Ana Bacellar Como fazer carne moida chinesa

Hoje eu vou te ensinar como fazer carne moída chinesa, que é super saborosa e fica boa pra servir no estilo bowl, sobre uma porção farta de arroz. Ela também fica deliciosa com bifum, aquele macarrão de arroz bem fininho que nem precisa ir ao fogo, basta colocar numa tigela, regar com água fervente e deixar de molho por 5 a 10 min, até a massa ficar macia, então escorrer, regar com um fio de óleo de gergelim e servir.

A receita fica pronta em no máximo 30min e é muito prática, tanto pensando numa refeição que fique pronta num piscar de olhos e seja diferente pro dia a dia, quanto pra receber. Na verdade, dá pra preparar a carne enquanto o arroz cozinha.

Não se assuste com a quantidade de shoyu, que é essencial pra temperar a carne e já resolve a questão do sal, e o açúcar mascavo da o contraste adocicado que deixa a receita ainda mais gostosa. A cebola, o alho, o gengibre e a pimenta dão vida e muito sabor ao molho.

Pra finalizar, entram a cebolinha, que dá aroma e frescor e o gergelim e a castanha-de-caju, que pode ser substituída por amendoim também torrado e sem pele, que dão o crocante que completam a receita.

Usei arroz de jasmim apenas cozido em água com sal, mas dá pra preparar a refeição com arroz branco comum. Pra 4 porções fartas, já que a receita é do estilo prato único, preparei 1 e ½ xícaras de arroz, que rendem 4 e ½ xícaras de arroz pronto.

Agora que você sabe como fazer carne moída chinesa, se quiser, complete a refeição com uma salada de folhas temperada com a versão oriental que está no post molhos de salada (também tem vídeo no nosso canal Youtube).

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
  • 400 g de carne moída bem limpa (usei patinho, mas pode ser coxão mole ou acém)
  • ½ xícara de shoyu (120 ml)
  • ¼ de xícara de açúcar mascavo
  • 1 cebola média em cubinhos (150 g)
  • 2 dentes de alho ralados
  • 2 cm de gengibre ralado
  • 1 pimenta dedo-de-moça picadinha
  • 4 colheres (sopa) de cebolinha em rodelinhas finas
  • 2 colheres (sopa) de gergelim torrado
  • 1/3 de xícara de castanha-de-caju grosseiramente picada

Preparo

Numa frigideira grande, ou wok, aqueça o óleo gergelim e junte a carne moída. Mexendo pra separar os grumos e evitar que junte líquido na frigideira, deixe a carne começar a dourar.

Enquanto isso, misture numa tigelinha o shoyu, o açúcar mascavo, a cebola, o alho, o gengibre, e a pimenta. Reserve.

Quando a carne estiver dourada, junte o tempero, misture bem e deixe ferver por 1 min pra incorporar os sabores.

Retire do fogo. Espalhe a carne numa tigela já com o arroz, por cima coloque a cebolinha, o gergelim e a castanha.

Sirva em seguida.

1 Commentário

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *