Caquis são lindos, saborosos e encantam pela textura.
Há um caquizeiro, bem ao lado da casa dos meus pais, que fica meio sem graça, sem folhas e sem receber muita atenção por meses, mas entre o outono e o inverno ele se transforma numa árvore cheia de bolas vermelho alaranjadas. Fica carregadíssimo e abastece a família inteira, são sacolas e mais sacolas de caqui de um único pé.
Quando elas chegam ainda verdolengos, eu espalho uns oito numa assadeira, preencho aquele “copinho” de onde sai o cabinho com vinagre de vinho branco e eles amadurecem nuns dois dias e sigo fazendo levas novas, assim sempre tenho uma rodada “madura”.
Fiz várias sobremesas com a fruta, queria encontrar receitas que ficassem realmente deliciosas e com bastante gosto de caqui, mas, na maior parte das vezes, foram bem decepcionantes.
Visualmente, muitos bolos e tortas eram lindos e apetitosos, mas pobres em sabor. De tudo que testei (e foi muito) duas receitas ficaram ótimas, tanto que já refiz algumas vezes e muita gente gostou. Uma delas é a do cobbler de caqui, que fica com a base bem delicada, com a cor alaranjada e esmaecida, e os pedaços da massa crocante por cima.
A outra, que a que vai aqui, é muito fácil e leva pouquíssimo ingredientes. Usei laranja, mas pode ser substituída pela mexerica. Adocei com o mel que também veio da fazenda, da florada do meu pomar, mas poderia ser melaço de cana, ou açúcar mascavo ou comum.
O método não poderia ser mais básico: só cortar as frutas ao meio, regar com a laranja, o mel, espalhar a manteiga e forno, mas o resultado é incrível. Quentinho, com creme de leite espesso, sorvete de leite ou baunilha, ou iogurte cremoso o caqui ficou maravilhoso. Com certeza, também fica bom acompanhando um assado de carne, como pernil de cordeiro, cabrito ou suíno, ou um pato.
Não dá muito pra dar exatamente o tempo de forno, pois o tipo de caqui muda tudo, pense nuns 20min/30min como base, o bastante pra aquecer, amaciar e dar uma leve dourada nos caquis.
Se não quiser usar manteiga, unte com um fio de azeite.
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de mel (50 g)
- Suco de 1 laranja
- 4 caquis grandes, firmes e maduros, lavados, com casca e cortados ao meio na horizontal (aproximadamente 800 g)
- Manteiga ou azeite de oliva pra untar
Preparo
Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).
Separe e unte com manteiga ou azeite, um refratário médio, que acomode as metades dos caquis numa só camada.
Misture numa tigelinha o mel e o suco de laranja. Mergulhe cada metade de caquis na mistura e depois coloque nume refratário com a face cortada pra cima. Guarde o restante do caldinho pra pincelar os caquis enquanto assam.
Asse os caquis por uns 30min, pincelando com a calda de 5 e 10min.
Deixe no forno até que estejam bem macios e começando a dourar.
Sirva com creme de leite, iogurte ou sorvete de leite ou de baunilha, ou até com uma carne assada.
Porque é tão difícil encontrar site com bons conteúdos como esse. Parabens pelo site. Adorei
Douglas, bom saber que você está gostando! Beijos