Adicionar à minha lista

Caldo verde

Ana Bacellar

Como dizem os portugueses, um caldo verde sempre faz bem e não cansa, é sopa pro dia a dia.

Em casa, basta esfriar e já faço um caldeirão, todos adoram. A sopa é substanciosa, alimenta, basta um pão pra acompanhar. Ser for uma fatia do pão maravilhoso na panela de ferro ou da broa portuguesa, melhor.

Os ingredientes são simples, afinal quase todo mundo tem cebola, batata e azeite em casa e couve e paio, ou linguiça portuguesa, são coisas que a gente compra em qualquer lugar (eu costumo comprar uns 2 ou 3, deixo no freezer e uso quando preciso).

O preparo dos vegetais é fácil, só cortar a cebola em cubinhos, a batata em rodelas finas, pois quando menores, mais rápido cozinham e começam a se desmanchar pra engrossar o caldo, a couve em tirinhas bem finas.

Quando uso defumados e embutidos, sempre solto e descarto peles e tripas, corte em rodelas finas ou em pedaços pequenos e afervento numa outra panela com água por uns 5min, só pra retirar o excedente de gordura e ter uma sopa mais leve. Tem gente que, antes de colocar o paio na panela da sopa, gosta de dourar um pouco as rodelas na frigideira.

Invencionices: outro dia, na pressa e na falta de batata, eu tinha mais ou menos 1 kg de mandioca congelada da fazenda, então descongelei e fiz um caldo de verde com mandioca em pouquíssimo tempo, ficou delicioso.

Ingredientes

  • 1 cebola grande em cubinhos (180 g)
  • 1 dente de alho picadinho
  • 6 batatas médias em rodelas bem finas (1 kg)
  • 2 litros de água
  • 2 paios (260 g)
  • 6 folhas grandes de couve, sem os talos grossos, em tiras bem fininhas
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Numa panela grande, aqueça um fio de azeite e doure ligeiramente a cebola.

Depois junte o alho, espere perfumar e misture a batata. Acrescente a água, espere ferver, abaixe o fogo e cozinhe por uns 30 minutos, até que a batata esteja bem macia, desmanchando-se.

Enquanto isso, descarte a pele que envolve o paio e corte em rodelas bem finas. Dá pra usar o paio direto, mas se quiser uma sopa mais delicada basta aferventar o paio por 1min com umas 2 xícaras de água e escorrer.

Coloque o paio na panela da sopa e deixe ferver por mais 5min.

Ajuste o sal, acrescente a couve e desligue o fogo. Aguarde 5min, regue com um fio de azeite e sirva. Adoro servir com o pão maravilhoso na panela de ferro ou com broa portuguesa, mas qualquer pão mais rústico vai bem com a sopa.

4 Comentários

  1. 1

    Receita simples e prática, porém, qdo faço caldo verde coloco, em quantidades iguais, batata comum e batatinha salsa…… fica mto bom o caldo!

  2. 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *