Adicionar à minha lista

Caipirinha de limão

Ana Bacellar

Caipirinha é Brasil de alma, não dá pra negar. Quando recebo gente de fora, ou simplesmente digo um “oi” pra algum turista estrangeiro que vai ao Lá da Venda, em 2min a conversa cai na comida e caipirinha dificilmente escapa do assunto. Inevitável.

Uma boa caipirinha é gostosa, refresca e tem tudo a ver com um dia de sol, daqueles em que jogar conversa fora é a palavra de ordem.

A caipirinha tradicional leva limão Taiti, mas também fica perfeita com outros limões, como galego, cravo e mesmo siciliano. Quanto à bebida : tem que ser cachaça e uma boa cachaça, pois ela é a grande responsável pela qualidade da caipirinha.

Segredinhos existem. A maioria corta o limão ao meio, coloca no copo com açúcar, gelo, soca, rega com cachaça e serve. Preparar e servir em seguida é mesmo essencial, caipirinha é coisa pra fazer e beber. Quanto ao método, com poucos detalhes é possível refinar e conseguir resultados melhores, quer dizer, uma caipirinha mais delicada e com menos chance de amargar: basta cortar o limão ao meio, depois em quartos, descartar o filamento branco central, dividir em pedaços menores se o limão for grande, então colocar no copo, socar com o açúcar e só aí juntar o gelo e a cachaça.

Ingredientes

  • 1 limão taiti inteiro, bem lavado (ou 2 galegos)
  • 2 colheres (chá) de açúcar aproximadamente
  • ¼ de xícara (chá) de gelo quebrado
  • ¼ de xícara (chá) de cachaça (60 ml)
  • 1 rodela de limão pra decorar

Preparo

Com uma faca afiada, corte e descarte as 2 extremidades do limão. Depois divida o limão ao meio no sentido do comprimento, corte cada metade ao meio novamente, descarte o filamento branco do centro (ele pode deixar a caipirinha mais amarga), e corte cada quarto de limão em 2 ou 3 pedaços.

No copo em que a caipirinha será servida, coloque os pedaços de limão e o açúcar e amasse com o socador de um pilão até o limão liberar bastante suco. Junte o gelo e a cachaça e misture bem.

Decore com a rodela de limão e sirva.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *