Adicionar à minha lista

Brownie ultracremoso de chocolate

Ana Bacellar Brownie ultracremoso de chocolate

Hoje é dia de preparar um brownie ultracremoso de chocolate, com sabor intenso de chocolate e uma textura deliciosa e irresistível de chocolate.

Aqui no site a gente já tem duas receitas de brownie, o brownie simples de chocolate, que é clássico e delicioso, preparado com chocolate meio-amargo derretido e o brownie com muito chocolate, com chocolate derretido e chocolate picado na massa e um pouco de chocolate em pó.

A receita do brownie ultracremoso de chocolate é um pouco diferente na proporção dos ingredientes e no preparo. Pra começar, a massa leva 1 xícara de farinha de trigo pra dar estrutura ao brownie e 1 xícara de chocolate em pó, que também ajuda na sustentação, mas deixa a receita com muito gosto de chocolate. Numa tigela, entram de uma vez só a manteiga derretida, os ovos, a baunilha, o sal, o açúcar branco, o açúcar mascavo e a farinha com o chocolate em pó. Depois de misturar e conseguir uma massa homogênea entram os pedaços não muito pequenos de chocolate meio-amargo. Como, no forno, as bordas de cada pedacinho de chocolate derretem e o centro só aquece e amolece, a massa umedece e dá um brownie cremosíssimo com pedaços irresistíveis de chocolate levemente amolecidos pelo meio. Só mesmo dando uma mordida pra entender.

Esse brownie não é do estilo “meio brownie meio bolo”, e sim do jeito “meio brownie meio pudim”, por isso não estufa quase nada e nem abaixa no centro quando esfria. Pra não ficar pesado, o ideal é assar numa assadeira média (uns 20x30cm) e conseguir um brownie com uns 2 cm de espessura.

Vale sempre lembrar que, pra conferir se está assado, o palito enfiado num bolo tem que sair limpo e num brownie ele deverá sair com uns farelinhos. O brownie assa nuns 25min, depois disso ele começa a ressecar e a perder a cremosidade.

Por mais que seja difícil, pois o perfume de chocolate que invade a casa enquanto o brownie assa é estonteante, resista e deixe o brownie amornar por meia hora antes de cortar. O descanso é fundamental pra massa ficar na consistência perfeita.

Ele se conserva perfeitamente bem fora da geladeira por uns 2 dias e pode ser congelado por 1 mês. Se preferir o brownie quentinho, aqueça por uns minutos no forno antes de servir. Com uma bola de sorvete de baunilha de verdade ele fica ainda mais irresistível.

Ingredientes

  • 200 g de manteiga derretida e morna
  • 1 xícara de açúcar comum (150 g)
  • 1 xícara de açúcar mascavo (200 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (veja nosso post essências incríveis)
  • 1 xícara de farinha de trigo (120 g)
  • 1 xícara de chocolate em pó (120 g)
  • 200 g de chocolate meio-amargo quebrado em pedaços de quase 1cm
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio) e unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média (uns 20 x 30 cm ou uma quadrada de uns 22 cm).

Misture a farinha e o chocolate em pó numa tigela e reserve.

Numa tigela média misture a manteiga derretida, o açúcar comum, o açúcar mascavo, o sal, os ovos e a baunilha até obter um creme liso e viscoso.

Junte a mistura de farinha e chocolate e misture até conseguir uma massa homogênea, bem cremosa e linda.

Junte os pedaços de chocolate e despeje na assadeira.

Leve ao forno e asse por uns 25min, até que o brownie esteja firme na superfície e o palito espetado no centro pra testar saia com uns farelinhos.

Retire o brownie no forno e deixe amornar por uns 30min.

Divida o brownie em 12 quadrados, retire os quadrados da assadeira com a ajuda de uma espátula e sirva ainda mornos ou já em temperatura ambiente.

Eles se conservam fora da geladeira por uns 2 dias e podem ser congelados por 1 mês.

2 Comentários

  1. 1

    Já fiz várias receitas de brownie, inclusive , as que estão no seu livro “chocolate todo dia”(que são maravilhosas).Mas está receita é simplesmente fantástica.

    • 2

      Amanda, boa tarde!
      Obrigada pelo carinho.
      A gente aqui não se cansa de ir atrás de novas receitas (inclusive daquelas que a gente já tem outras versões). Por que não ter várias possibilidades?
      Esse brownie ficou mesmo um escândalo de bom e é viciante. Bom saber que isso também aconteceu com você!!!
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *