Adicionar à minha lista

Brownie simples de chocolate

Ana Bacellar

Brownies… Eles são ultra-práticos, muitos podem ser preparados quase em uma tigela só, dá pra derreter a manteiga na panela ou no micro-ondas, lá mesmo misturar tudo e passar direto pra fôrma.

Depois de experimentar muitas e muitas receitas, cheguei a uma versão que me acompanha há alguns anos e preparei sei lá quantas mil vezes, o brownie simples de chocolate. Ela dá super certo, é deliciosa, faz um sucesso enorme, é fácil de preparar, fica pronta rapidinho e ainda aceita mil variações.

Só de chocolate, o brownie já fica ótimo, mas vira de nozes quando misturo 1 xícara de nozes ou qualquer outra fruta oleaginosa ou seca à massa (vão bem: pecans, avelãs, amendoins, pistaches, amêndoas, castanhas do Brasil ou de caju ou macadâmias, uva passa, banana passa, damascos ou peras secos em cubinhos), ou vira de framboesa quando misturo 1 xícara da fruta fresca ou mesmo congelada à massa (com mirtilo também fica uma delícia).

O cheiro de chocolate na casa é tão incrível que, de tudo, o mais difícil é esperar ele esfriar e repousar por 2 a 3h antes de cortar, antes disso ele fica bom, mas a textura melhora ainda mais depois do descanso.

Uma outra coisa importantíssima: o clássico teste de enfiar o palito no centro do bolo e ver se sai limpo pra testar se já está assado e pronto, não vale pra brownies (e só pra eles).

Eles ficam menos tempo no forno e estão prontos quando o palito sai seco, sem massa mole escorrendo, mas com farelinhos grudados. Se o palito sair limpo pra valer, o brownie ficará um tanto mais seco (mas dá pra comer tranquilamente, apenas mais molhadinho ele é melhor). O tempo exato é quase impossível de precisar, costuma se de uns 25 a 35min, dependendo do tamanho da fôrma e, principalmente, do forno de cada um.

Ingredientes

  • 2/3 de xícara de farinha de trigo (80 g)
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 150 g de manteiga
  • 200 g de chocolate meio amargo quebrado em pedaços médios
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar (115 g)
  • 3 ovos
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo) e unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira pequena (uns 18 cm x 20 cm ou uma quadrada de uns 18 a 20 cm).

Numa tigela média, misture a farinha, o sal e o fermento.

Numa panelinha em fogo baixo, ou numa tigela no micro-ondas, derreta a manteiga e o chocolate.

Junte a baunilha e o açúcar e despeje na tigela da farinha.

Misture até conseguir uma massa lisa, junte os ovos um a um e, se for o caso, as nozes ou alguma das outras opções (ideias no texto).

Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por uns 25min, até que o brownie esteja firme, mas ainda ligeiramente úmido (espetando um palito, ele deverá sair com farelinhos).

Deixe esfriar por umas 3h, corte em quadrados e passe pra um prato, ou prepare 2 dias antes e embrulhe em papel-alumínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *