Adicionar à minha lista

Brigadeiro de paçoca

Ana Bacellar

Quem adora docinhos de festa e paçoca não consegue resistir a esse brigadeiro de paçoca.

Os puristas podem até dizer que não se trata de brigadeiro, pois não há nem chocolate na massa, nem granulado por fora, mas o fato é que, pra quase todo mundo, um docinho macio e puxa puxa, feito com leite condensado e rolado em alguma coisa já vira brigadeiro.

A receita é muito simples de preparar e, além do leite condensado e da manteiga, só pede paçoca de rolha, encontrada em qualquer mercado e depois esfarelada.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de leite condensado (normalmente 1 lata de 395g)
  • 25 g de manteiga
  • 200 g de paçoca de amendoim tipo rolha, esfarelada

Preparo

Numa panela média, alta e de fundo grosso, aqueça o leite condensado e metade da manteiga. Sempre mexendo, pra não grudar nem queimar no fundo, e tomando cuidado, pois a mistura espirra bastante e é muito quente, cozinhe por uns 15min, até que a massa fique brilhante e com um colorido mais forte e a panela comece a chiar.

Retire do fogo, junte 1/3 da paçoca, coloque a massa num refratário untado com manteiga e deixe esfriar por umas 3h pra que o docinho mantenha a forma ao enrolar.

Na hora de moldar, coloque o restante da paçoca num prato fundo.

Unte as mãos com o restante da manteiga, pegue porções de massa com uma colher (chá), enrole fazendo bolinhas, role na paçoca e coloque em forminhas.

Guarde os docinhos num pote fechado em temperatura ambiente por 2 ou 3 dias (ou congele já nas forminhas por uns 3 meses e, sem abrir o pote, para não melar, deixe descongelar naturalmente).

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *