Adicionar à minha lista

Brigadeiro mole para comer de colher

Ana Bacellar

O brigadeiro mole pra comer de colher nasceu pra matar a vontade de comer brigadeiro em casa e em dias comuns, sem festas e comemorações, sem a trabalheira de enrolar e de colocar em forminhas.

Uma das minhas filhas, quando era pequena, gostava de misturar rapidinho o leite condensado e o chocolate e deixar a mistura cozinhar sozinha, sem mexer, pra conseguir um brigadeiro que, segundo ela, ficava incrível com os pedaços caramelizados, retirava do fogo quando as bolhas grandes e rápidas sossegavam, passava pra uma tigela, mal esperava amornar e devorava tudo.

Sem a parte das cracas, quer dizer, misturando sempre, o brigadeiro mole é simples, rápido e a não depende de tanta prática pra acertar o ponto, basta ficar cremoso pra parar na colher sem escorrer de tão mole, e não encorpar demais. Brigadeiro mole vai bem a qualquer dia e a qualquer hora, ainda morno num dia frio e chuvoso e bem gelado no verão, e é perfeito pra rechear um bolo.

A receita funciona perfeitamente com leite condensado sem lactose. Se quiser preparar ela 100% assim, basta usar o leite condensando sem lactose, cacau em pó e deixar a manteiga de lado.

Em casa, quando resolvo fazer brigadeiro mole, já preparo a receita dobrada, que dá o mesmo trabalho e dura um pouco mais.

Aqui vai a receita clássica – nas versões panela e micro-ondas – apenas com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, mas, se quiser variar, junte ao brigadeiro quente 1 colher (sopa) de mel ou 100 g de chocolate meio amargo picado.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de leite condensado (395 g)
  • ¼ de xícara (chá) de chocolate em pó (30 g)
  • 25 g de manteiga

Preparo

Numa panela média e de fundo grosso, aqueça o leite condensado e o chocolate.

Sempre mexendo, para não grudar nem queimar no fundo, e tomando cuidado, pois ele espirra bastante e é muito quente.

Passados uns 12min, surgirão bolhas grandes, aí a mistura começa a escurecer e a ganhar um brilho diferente, começa a engrossar, as bolhas vão aumentando e espirrando, de repente começam a borbulhar muito rápido, aí abaixam e ficam mais calmas.

Nessa hora, se você tombar a panela de lado, o brigadeiro começará a querer se soltar do fundo e estará brilhante e pronto. Retire do fogo, junte a manteiga e passe pra tigela de servir.

Versão rapidinha: num refratário bem alto, pois a massa sobe e costuma derramar, misture o leite condensado e o chocolate em pó e cozinhe no micro-ondas, em potência alta, por 6min, mexendo nos seguintes intervalos: aos 2, aos 4, retire do micro-ondas aos 6min e misture a manteiga.

26 Comentários

  1. 1
  2. 3
    • 4
  3. 5
    • 6

      Oi, Laiana! Esse brigadeiro é o tradicional, então já é marrom e não tem como mudar isso. O corante só funciona em massa de docinho branco (usando só leite condensado ou leite condensado e leite de coco). Espero ter ajudado! Beijos!

  4. 7
    • 8

      Oi, Karla! Para fazer brigadeiro, tem que ser leite condensado, então o creme de leite não funciona como substituto, e se adicionado no final, vai mudar a textura, não ficará com jeito de brigadeiro. Espero ter ajudado! Bj

  5. 9
    • 10

      Oi, Chris! Pode rechear bolo, desde que você retire o brigadeiro do fogo antes do ponto de enrolar, antes de despregar pra valer do fundo da panela. Acho que creme de leite é desnecessário na receita. Espero ter ajudado! Bjs

  6. 11
  7. 13
    • 14

      Oi, Anna! Quando percebo que o chocolate está meio encaroçado, gosto de passar ele pela peneira sobre o leite condensado ainda FORA fogo, aí misturo bem e levo fogo, continuando normalmente a receita. Costuma funcionar, só não dá pra deixar de mexer um minuto, hein! bjs

  8. 15
    • 16

      Oi, Tayamara! Na receita coloquei 1 e 1/2 xícara de leite condensado e entre parênteses 385g, porque é o que costuma ter em uma lata. Achei melhor escrever assim, pois hoje, tem uma caixinha com menor quantidade. Espero ter ajudado! bjs

  9. 17
    • 18

      Oi, Maria! Eu transfiro o brigadeiro fervendo pra uma tigela e assim ele começa esfriando, mas o processo leva tempo, principalmente no calor. Pra adiantar, dá pra encher uma tigela grande com gelo e colocar a tigela do brigadeiro por cima. Espero ter ajudado! bjs

  10. 19
    • 20

      Heloisa, boa tarde!
      Pra cozinhar, normalmente uso manteiga sem sal, pois é mais neutra. Se você só tiver manteiga com sal, em bolos e massas em geral você poderá diminuir a quantidade do sal, no brigadeiro terá um toque salgadinho, mas não será forte demais.
      Depois conte pra gente!
      Abraços, Helô e Ana

  11. 21
  12. 23
  13. 25
    • 26

      Jhessica, boa tarde!
      Brigadeiro é o tipo de receita que muda de ponto em segundos. Pra comer de colher, é preciso retirar a panela do fogo e transferir a massa pra um outro recipiente assim que aparecem as bolhas grandes e o primeiro sinal de que ela vai se descolar da panela. A partir desse momento, a massa firma muito rápido e e o brigadeiro estará no ponto de enrolar. Quando a massa fica firme demais, a solução é voltar pra panela com um pouco de leite, misturar apenas até ficar homogênea e ferver.
      Depois conte pra gente como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *