Eu sou uma ratinha, adoro queijo e tudo que leva queijo, e adoro coco e tudo que leva coco e adoro mandioca e tudo que leva mandioca, logo, adoro bom-bocado de queijo, coco e mandioca. Simples assim.
A quantidade de mandioca pequena e ralar é tarefa simples.
Com coco fresco ralado, que também é fácil de encontrar, o bom-bocado fica espetacular, mas, se não der, paciência, use coco seco.
Nada como usar um bom queijo mineiro curado ou algum outro queijo saboroso e bom de ralar. Mas, na falta deles, vale até abrir um pacotinho de parmesão. Só não use um queijo muito macio e fresco, pois o bom-bocado perde em textura e em sabor, fica mais mole e úmido e sem graça de gosto.
O preparo é simples e rápido, mesmo começando com uma caldinha básica de açúcar, que é realmente fácil de preparar, não se apavore, coragem. Depois da calda, só juntar queijo, mandioca, manteiga, farinha, fermento e ovo, deixar a massa descansar por uma hora já na assadeira e forno.
Por dentro, aquele cremoso cheio dos crespinhos do coco e da mandioca e, por fora, aquela crosta dourada e açucarada divina.
Em casa, costumo assá-los numa assadeira retangular, quadrada ou redonda, das bem comuns, corto em quadrados ou fatias e sirvo, mas pra servir em festas o mais simples é assar em forminhas de papel e cada um come direto da forminha. Acho que vou até o supermercado comprar mandioca e coco e pra cozinha preparar uma receita.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água (240 ml)
- 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
- 50 g de manteiga
- 250 g de mandioca crua sem casca
- ½ xícara (chá) de coco fresco ralado (40 g)
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo (60 g)
- 2 ovos
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/2 xícara (chá) de queijo mineiro curado ralado grosso (50g)
- Manteiga pra untar
- Açúcar pra polvilhar
Preparo
Numa panela média, aqueça a água e o açúcar, mexa só até dissolver e deixe ferver por uns 5min, até conseguir uma calda rala.
Retire do fogo, junte a manteiga e deixe amornar por uns 15min.
Enquanto isso, unte com manteiga e polvilhe com açúcar uma assadeira média.
Rale a mandioca e coloque numa tigela grande com o caldinho. Misture o coco, a farinha, os ovos, o fermento, o queijo e a calda, despeje na assadeira e deixe repousar por 1h.
Quando faltarem 15min para completar o tempo, aqueça o forno a 200ºC (alto).
Asse o bombocado por uns 45min, até que esteja que esteja bem dourado, crescido e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Retire do forno, deixe esfriar completamente, corte em quadrados e sirva.
Bom dia Helô, gostaria em primeiro lugar de a parabenizar pelo site, tenho todas as suas receitas. Gostaria de perguntar, qual o melhor substituto para o queijo de Minas curado na Europa? Por fim, gostaria que fizesse um poste, se possível sobre a mandioca crua. Ouvi dizer que poderia ser perigosa por causa do cianeto, como nunca utilizei, tenho medo.
Querida Helô, seu site é um baú de tesouros! Parece um tapete mágico a levar os leitores para viagens incríveis. Viver fora do nosso país é um desafio imenso, e a saudade da comida brasileira bate muito forte. Morro de vontade de preparar um bom-bocado e achei a receita (e a foto!) incrível, mas tenho a mesma dúvida da Alexandra sobre a substituição do queijo curado. Sei que o ideal é usar o queijo Minas, mas você acha que algum outro queijo seria aceitável na sua receita? Um beijo enorme!
Jana, bom dia!
Que mensagem gostosa de ler, obrigada pela carinho. Tenha certeza de que ela deixou o dia aqui Na Cozinha da Helô bem mais alegre.
Preparar receitas brasileiras fora do Brasil exige sempre um tanto de jogo de cintura e de pesquisa pra encontrar ingredientes ou fazer adaptações.
Quando a gente fez um trabalho grande na França sobre cozinha brasileira e preparou muitos bom-bocados foi preciso encontrar um queijo com textura semelhante e sabor intenso, mas nem suave demais, nem forte demais. O gruyère mais curado e bom de ralar foi a melhor escolha. Queijos holandeses também saborosos e bons de ralar também funcionam bem.
Conte com a gente e diga depois como ficou e qual o queijo que você usou, pois a sua dica poderá ajudar outros seguidores.
Abraços, Ana e Helô
Muitíssimo obrigada, Ana e Helô! Fiz o bombocado com o gruyère mais curado e ficou divino! Comemos cada pedaço com devoção! Abraço forte!