Adicionar à minha lista

Bolo lindo de maçãs

Num dia desses, recebi de presente uma caixa com uns 25 kg de maçãs muito doces e amei, pois adoro receitas com maçãs.

Fiquei pensando em bolos de maçã e acabei me lembrando de uma receita francesa antiga que havia experimentado há uns vinte e tantos anos numa cidadezinha da Normandia. Era um bolo de massa branca e simples, daquelas que só levam ovos, açúcar, baunilha, manteiga, farinha, sal e fermento e são só de misturar, dispensando claras em neve, com uma camada farta de fatias de maçã por cima (elas ficam macias e brilhantes, já que, antes do bolo ir ao forno, recebiam uma polvilhada de açúcar e uns cubinhos de manteiga).

O bolo era delicioso e fui atrás da receita. Achei várias versões livros franceses, principalmente nos mais antigos, aí fui testar. Dei as minhas mexidinhas, diminui um pouco as quantidades de açúcar e de manteiga, que achei um pouco exageradas e cheguei a receita que vai aqui. As quantidades de manteiga e de açúcar que ficaram são essenciais pra deixar o bolo macio por dentro e levemente crocante e caramelizado na superfície. E o açúcar e a manteiga que vão por cima das fatias de maçã são importantes pra deixar a maçã macia, úmida e com um leve brilho. Como uma boa baunilha faz a diferença, já que a massa é básica, experimente preparar em casa a sua essência (ensino a receita no site: essências incríveis).

Como eu queria desenformar o bolo, usei uma fôrma média de fundo removível forrada com papel manteiga, pois ele fica meio úmido e nem sempre desgruda da base com facilidade (como a massa é densa, ela não vaza). Pra facilitar a vida e evitar o transtorno do bolo grudar e quebrar na hora de desenformar, o mais simples é preparar numa assadeira média untada com manteiga e polvilhada com farinha e servir em quadrados.

Num café da manhã ou lanche da tarde, o bolo vai bem com chá ou café, na hora da sobremesa, ele combina muito bem com creme de leite batido em chantilly, sorvete de baunilha de verdade, creme de leite espesso e iogurte cremoso.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 75 g de manteiga, sendo 50 g macia e 25 g bem gelada em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 1 colher (sopa) de essência natural de baunilha (essências incríveis) - (15 ml)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 6 maçãs médias com casca
  • Papel manteiga
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar
  • Açúcar pra polvilhar (melhor se for cristal)

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média, ou, se quiser desenformar, use uma fôrma média de fundo removível forrada com papel manteiga também untado com manteiga e polvilhado com farinha.

Numa tigela média, coloque os ovos, os 50 g de manteiga macia, o açúcar, a baunilha e misture com um batedor de arame até obter um creme homogêneo.

Junte a farinha, o sal e o fermento e bata até conseguir uma massa lisa, mas firme.

Espalhe a massa na assadeira até conseguir uma camada uniforme e lisa.

Sem descascar, divida cada uma delas ao meio, e cada metade em 8 fatias (descarte cabinhos e as sementes).

Fazendo círculos, coloque as fatias sobre a massa, depois polvilhe com açúcar e espalhe por cima a manteiga gelada em cubinhos.

Asse o bolo por uns 35min, até que esteja dourado e firme (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire do forno, deixe amornar e sirva em fatias, ou desenforme e coloque no prato de servir.

Se quiser, sirva com creme de leite batido em chantilly ou com uma bola de sorvete de baunilha de verdade.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *