Adicionar à minha lista

Bolo irresistível de chocolate

Ana Bacellar bolo-irresistivel-de-chocolate

Esse bolo irresistível de chocolate é escandalosamente gostoso e inesquecível. É mais uma daquelas receitas com chocolate que a gente faz sem parar e assim que percebe que a assadeira está se esvaziando já fica com vontade de fazer um outro. O perfume que se espalha pela casa e chega à rua também é de sonhar.

Não é bolo pra desenformar, pois não tem estrutura pra isso. A ideia é assar o bolo numa assadeira, que pode ser das básicas de alumínio ou de alguma mais bonitinha, e servir em fatias. A gente assou o bolo numa assadeira de ágata antiga redonda que tem uns, já que as fatias triangulares ficam mais uniformes em proporção de massa mais firme e de centro cremoso. Mas nada impede que o bolo seja assado num refratário, inclusive retangular.

É aquele bolo que fica com parte com textura de bolo e parte cremosa, mas tudo feito a partir de uma massa só, dividida em duas partes na hora de assar.

A massa não é nada difícil de preparar e o método também não é complicado, só é diferente e pede um pouco de tempo (mas nada de especial, em mais ou menos 3h o bolo fica pronto pra servir).

A gente começa aquecendo o chocolate em pedaços, a manteiga, o sal e o chocolate ou cacau em pó numa panelinha, sempre mexendo, só até derreter e conseguir um creme liso (nem precisa ferver se isso acontecer antes). Enquanto esse creme de chocolate amorna por uns 5 minutos e o forno aquece, é o momento de bater os ovos (claras e gemas juntas).

Os ovos têm que ficar com aquele tom amarelinho, muito fofos e no ponto de fita (quando se levanta a pá da batedeira, a massa que escorre não se incorpora imediatamente à massa da tigela, mas sim forma o desenho que fica marcado por uns segundos. Então, é preciso juntar metade do açúcar, bater por uns 30 segundos até dissolver, acrescentar o açúcar restante e bater por mais uns 30 segundos. Depois, com muita delicadeza pra manter a massa bem leve e usando uma espátula, basta incorporar o creme de chocolate aos ovos batidos com açúcar (não use a batedeira).

Chegam os momentos das transformações. Primeiro, ¾ da massa vão pra assadeira já untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó, que deixa tudo mais intenso, e o ¼ de massa restante vai pra geladeira, pois essa massa precisará estar bem gelada quando chegar a sua vez de entrar na receita.

A assadeira com os ¾ da massa vai pro forno médio (180ºC) por uns 30min, até o bolo crescer, firmar nas bordas e descolar da assadeira (não adianta fazer o teste do palito, pois a massa não vai secar pra valer). Por mais estranho que seja, depois desses 30min, é necessário retirar a assadeira do forno, desligar o forno e esperar o bolo amornar por mais ou menos 1h. Não se assuste, pois o bolo que sairá crescido do forno vai murchar e ficar com uma cratera na superfície.

Quando faltarem uns 10min pra completar esse descanso do bolo, é hora de aquecer o forno de novo, só que a uns 200ºC (médio-alto). Então, chega o momento de espalhar a massa cremosa e gelada na cratera do bolo, cuidando pra deixar uns 2 cm de borda livre. A assadeira volta pro forno por mais 10 a 12min, só até formar uma casquinha na superfície.

Quando isso acontecer, o bolo irresistível de chocolate estará pronto, mas ainda será preciso esperar uns 30min antes de servir pra não desabar na hora de cortar e de servir (cremoso e molenga ele ficará de qualquer jeito).

A massa não leva farinha de trigo e nem fermento em pó. A estrutura do bolo vem dos ovos batidos com o açúcar, da mistura de chocolate derretido com manteiga e do chocolate em pó. Se tiver certeza de que o chocolate em pó ou cacau em pó que for utilizar não contém glúten, ou traços de glúten, o bolo irresistível de chocolate deixará alérgicos e celíacos muito felizes.

Quem quiser, pode servir a fatia do bolo com uma colherada farta de creme de leite batido em chantilly, mas será muita gulodice.

bolo-irresistivel-de-chocolate

Ingredientes

  • 250 g de chocolate meio-amargo em pedaços médios
  • 200 g de manteiga gelada em pedaços
  • 2 pitadas de sal
  • 2/3 de xícara de chocolate ou cacau em pó (80 g)
  • 6 ovos
  • 2/3 de xícara de açúcar (100 g)
  • Manteiga pra untar e chocolate
  • Cacau em pó pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180º(médio).

Unte com manteiga e polvilhe com chocolate em pó uma assadeira redonda de 22cm (se for menor, a massa vai transbordar e, se for maior, o bolo ficará muito baixo; use uma assadeira retangular média de alumínio ou um refratário médio se não tiver nada redondos; as fatias do bolo redondo ficam mais equilibradas entre massas firme e cremosa).

Numa panela pequena, aqueça o chocolate em pedaços, a manteiga, o sal e o chocolate em pó e, sem parar de mexer, espere apenas até derreter totalmente e conseguir um creme brilhante (nem precisa ferver se derreter antes disso acontecer). Deixe amornar por uns 5min.

Enquanto isso, coloque os ovos – gemas e claras juntas – na batedeira e bata por uns 5min, até conseguir um creme fofíssimo e amarelinho. Junte metade do açúcar, bata por mais uns 30s, até dissolver, junte a outra metade, bata por mais uns 30s e desligue a batedeira.

Com uma espátula e muita delicadeza, misture o creme de chocolate e a massa, que deverá ficar homogênea, mas ainda muito leve.

Despeje ¾ da massa na assadeira preparada e leve o ¼ da massa restante à geladeira.

Leve a assadeira com a massa ao forno e asse por uns 30min, até que fique com jeito de bolo, crescido, com as laterais firmes e descolando das bordas (o teste do palito não funciona, ele sairá bem úmido). Então, desligue o forno, retire o bolo do forno e deixe amornar por 1 hora. Não se aflija, pois o bolo sai bem alto e crescido do forno, mas abaixa conforme vai esfriando e fica com uma cratera no centro.

Quando faltarem uns 10 minutos pra completar o tempo, aqueça o forno de novo, mas deixando a 200ºC (médio-alto).

Retire a massa crua da geladeira e, com cuidado, preencha a cratera do bolo com essa massa (deixe uns 2 cm de borda livre).

Leve o bolo de novo ao forno por 10 a 12, até uma casquinha levemente dourada se formar na superfície.
Retire o bolo do forno, deixe amornar por 30min e sirva. Ele fica delicioso quente, morno, em temperatura ambiente e mesmo gelado. Se quiser, sirva com creme de leite batido em chantilly.

O bolo se conserva bem por uns 2 dias fora da geladeira, mas com certeza terminará antes. Se quiser, aqueça novamente por 15 a 30s no micro-ondas antes de servir.

2 Comentários

  1. 1

    Fiz hoje para a minha filha. Adorei!!!
    Por esquecimento, eu acabei acrescentando o açúcar junto aos ovos antes de bater. Mas no fim, deu tudo certo. É uma delícia mesmo.

    • 2

      Lauana, boa noite!
      Que gostoso saber que vocês gostaram do bolo. Ele é mesmo delicioso!
      Quanto ao seu “esquecimento”, não se aflija, a vida é assim e acontece. O que importa é que ficou bom.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *