Adicionar à minha lista

Bolo de nozes fácil

Receita de bolo de nozes simples de liquidificador

Ana Bacellar bolo de nozes fácil

Precisa preparar um bolo pra ficar pronto em 1h, que seja fácil de fazer e, ainda por cima, com poucos ingredientes? Essa receita de bolo de nozes e iogurte é exatamente assim.

O passo a passo

O liquidificador resolve tudo, começo batendo as nozes com o açúcar pra triturar, depois junto os ingredientes restantes, bato até conseguir uma massa homogênea, mas ainda com uns pedacinhos, despejo na fôrma preparada, asso e, em no máximo 45min, tenho um bolo saindo do forno. Eu como quente mesmo.

E ainda tem cara de chique, afinal de contas, nozes são nozes e sempre fazem bonito. O que mais a gente pode querer de um bolo? Fácil, delicioso e impressiona.

Para acompanhar

Com calda de chocolate rapidinha, chantilly ou creme de leite espesso ou com um iogurte cremoso o bolo fica ainda melhor.

Também fica lindo embrulhado numa folha de papel celofane e um laço, só escolher quem vai ganhar.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de nozes em pedaços (300 g, ou 1 xícara já moída)
  • 1 xícara (chá) de iogurte natural (normalmente 1 e ¼ de copinho de 170 cada) g
  • 2/3 de xícara (chá) de óleo vegetal (160 ml
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Raspas de ½ limão
  • Manteiga pra untar
  • Farinha pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180º (médio-alto).

Unte com manteiga e polvilhe com farinha 1 fôrma grande pra bolo inglês.

Coloque o açúcar e as nozes no liquidificador e bata até triturar. Junte o iogurte, o óleo, os ovos, a baunilha, a farinha e o fermento no liquidificador e bata até obter uma massa lisa. Misture as raspas de limão com uma espátula e despeje a massa na fôrma.

Leve ao forno e asse o bolo por uns 35min, até que esteja dourado, crescido, se soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).

Sirva com chá ou café.

10 Comentários

  1. 1
  2. 3

    Bom dia! Muito frio em São Paulo e esse bolinho está me chamando!!! Você saberia me dizer quantos gramas de iogurte em 1 e 1\4 de copo??? E se usar extrato no lugar da essência, pode ser a mesma quantidade? Muito obrigada!!

    • 4

      Eduarda, boa noite!
      Um bolo gostoso sempre cai bem e quando bate aquele friozinho a fatia de bolo fica ainda melhor.
      O iogurte é um problema: há uns anos, os copinhos costumavam ter 200 g, depois diminuíram pra 170 g e hoje há os de 170 g e também uns de 140 g. Pra complicar, os iogurtes mais líquidos costumam indicar ml e os mais pastosos vêm em gramas. Como os pastosos também variam bastante em consistência, com mais ou menos soro, a gente concluiu que o mais simples seria medir o iogurte numa xícara para ter o volume equivalente a 240 ml. Pensando que 1 copinho de 170 é suficiente pra preencher de 2/3 a 3/4 da xícara, o ideal é ter mais um copinho de iogurte pra conseguir uma xícara inteira de iogurte.
      Quanto à baunilha: pode ser extrato sim, mas vale a pena você comprar uma fava e preparar a receita que está no post “essências incríveis”. A essência fica deliciosa, é 100% natural e rende bastante.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  3. 5

    Qtos litros deve ter o liquidificador? Acho que não cabe todos os ingredientes no meu copo. Posso bater em 2x , colocar num recipiente e misturar o fermento na mão? Será que dá certo?

    que ter o

    • 6

      Claudia, boa noite!
      O liquidificador que usamos aqui é comum, com copo de mais ou menos 1,5L.
      Se você achar que ficará justo, bata tudo menos a farinha e o fermento no liquidificador e misture esses 2 ingredientes com uma espátula. Ou pode bater em 2 vezes.
      Conte depois como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

  4. 7
  5. 9
    • 10

      Stefania, boa noite!
      Bom saber que você gostou do bolo de nozes. É fácil de fazer, saboroso e com aquela textura deliciosa de nozes e castanhas em geral. O toque do limão faz a diferença.
      Continue aqui com a gente!
      Abraços, Ana e Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *