Adicionar à minha lista

Bolo de nada

Ana Bacellar

É uma receita de bolo comum, de “nada”, “à toa”, que brilha pela quantidade maior de açúcar, é simples, saboroso e ninguém resiste.

Os clientes do “Lá da Venda” adoram e foi muito engraçado quando, logo no início da “venda”, uma jornalista muito querida da Folha de São Paulo me perguntou sobre os bolos e eu respondi que gostava demais daquele bolo simples, de nada mesmo. Uns dias depois da entrevista, a matéria saiu e o telefone da venda não parou de tocar com gente perguntando pelo “bolo de nada” que a Helô tanto adorava. Os funcionários, que não sabiam da matéria e, até aquele dia, conheciam o bolo como “bolo simples”, achavam que era uma nova invenção da Helô, até que eu cheguei, expliquei, e todos acharam tanta graça que o “bolo simples” passou a ser “bolo de nada”.

Na verdade, ele é de um “nada” que se transformar em bem requintado quando a baunilha é boa, portanto capriche. Pra variar, às vezes troco a baunilha por raspas de um limão ou de uma laranja.

A receita é pra lá de simples: os ovos, o açúcar e a manteiga vão pra batedeira de uma só vez, quando a mistura fica bem cremosa entram o leite, o fermento, a baunilha e farinha, depois assadeira e forno.

Quando as bananeiras do meu quintal dão aqueles cachos imensos de banana, e todas amadurecem de uma vez, eu corto algumas em rodelas e douro na frigideira com um pouco de açúcar, depois coloco metade da massa na assadeira, espalho por cima metade da banana, cubro com a massa restante, termino com banana e polvilho com açúcar e canela.

Faço o mesmo quando a gaveta da geladeira está cheia de maçãs, mangas, pêssegos dando sopa.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 e 2/3 de xícara (chá) de açúcar (250 g)
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/3 de xícara de leite (80 ml)
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média pra bolo inglês.

Com a batedeira, bata os ovos, o açúcar e a manteiga até conseguir um creme fofo. Junte o leite, o fermento, a baunilha e a farinha e continue batendo até obter uma massa lisa e encorpada.

Coloque a massa na fôrma e asse por uns 45min, até o bolo firmar, crescer e dourar (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Deixe amornar antes de desenformar.

3 Comentários

  1. 1

    Help! Sou apaixonada pelo seu jeitinho maternal, carinhoso e generoso de ensinar suas deliciosas receitas. Chego a sentir o sabor e o aroma ao terminar a leitura. Muito obrigada!❤ Deus a abençoe!

  2. 2

    Dentre as muitas receitas que colecionamos e amamos fazer, há, em especial, aquelas de família , do caderno já amarelado e das lembranças perfumadas, e aquelas dos cozinheiros ou chefs com os quais nos identificamos, a quem sempre recorremos com aquela certeza de encontrar o afeto em forma de comida.
    Você, Helo, une tudo isso no seu jeito de cozinhar afetuoso, simples e também rebuscado, talentoso, respeitoso das origens mas inovador, família, da mesa de café e de almoço, das panelas e do avental, do prazer de cozinhar…
    E quando eu terminei de fazer esse bolo hoje (pela enésima vez), comi a primeira fatia fechando os olhos de satisfação, afeto, gulodice saciada e agradecimento: obrigada, Helô, sempre! ❤️

    • 3

      Ursula, boa tarde!
      Que mensagem deliciosa, alegrou o meu dia.
      Aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito com muito carinho, envolvimento e dedicação e saber que tudo isso foi transmitido e compreendido faz com que se tenha vontade de seguir adiante.
      Conte sempre com a gente.
      Uma abraço e obrigada pelo carinho,
      Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *