Adicionar à minha lista

Bolo de milho verde da fazenda

Ana Bacellar

Vivo sonhando com o tempo de milho verde na fazenda. Além de achar lindo um milharal, adoro colher as duas ou três espigas de cada pé, retirar as palhas e cabelinhos (achava o máximo fazer viscondes de sabugosa, com roupa de retalhos e cartola, com a minha irmã Regina), depois preparar curau, pamonha, bolo doce e salgado, creme de milho ou milho refogado, sopa, recheios pra tortas e pastéis, farofa de milho e muito mais, além da própria espiga simplesmente cozida com sal ou assada no fogão de lenha para comer com manteiga.

O bolo de milho verde da fazenda é muito simples, nem farinha leva, só tem milho verde fresquinho (que já tem amido – a maisena -), que dá a textura. Justamente pelo amido é que a receita fica apenas razoável com milho verde congelado e vira pudim com milho em conserva.

É tão macio e saboroso que, a gente corta uma fatia, come entre um gole e outro de café e, de repente, já comeu o bolo inteiro.

Pra evitar o eterno medo de desenformar, pois às vezes o milho gruda e o bolo não sai perfeito, acho mais prático untar uma assadeira com manteiga, polvilhar com açúcar, que faz uma casquinha, e depois só servir os quadrados.

Quem gosta do sabor de bombocado pode juntar 1/2 de xícara (chá) de queijo parmesão ou qualquer outro curado que tiver na geladeira (uns 50 g). Sugeri usar o coco ralado seco, porque ele é fácil de armazenar e o muita gente sempre tem em casa, mas com coco fresco o bolo fica ainda melhor, e quem não gosta ou não tem coco pode fazer a receita sem ele.

Ingredientes

  • 2 e ½ xícaras (chá) de grãos de milho verde (uns 400 g, umas 5 espigas)
  • 1 e ¾ de xícara (chá) de açúcar (260 g)
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo vegetal (240 ml)
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente
  • ½ xícara (chá) de coco seco ralado (40 g)
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • Manteiga pra untar
  • Açúcar pra polvilhar a fôrma

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com açúcar uma assadeira média (ou uma fôrma média e bem lisa pra pudim).

Bata tudo no liquidificador até obter um creme homogêneo, mas não totalmente liso.

Despeje a massa na fôrma e asse (sem banho-maria) por uns 45min, até o bolo dourar e firmar (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). Deixe amornar e sirva com um cafezinho.

12 Comentários

  1. 1
  2. 3

    Enquanto eu batia a receita no liquidificador, percebi que a massa estava oleosa. Coloquei tudo medidinho com balança de precisão. A única coisa que eu alterei, foi a substituição do leite de vaca, pelo de coco. Acabei de por no forno. Vamos ver o resultado.

  3. 5
  4. 7
  5. 9
  6. 11
  7. 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *