Quer encantar? Prepare esse bolo diferente, que leva milho verde e farinha de milho, além de leite de coco e coco ralado. Fica com muito gosto de milho e coco, é ultra macio e perfumado.
A receita nasceu das minhas experiências com farinha de milho, pois queria porque queria fazer um bolo com muito gosto de milho a partir de farinha de milho biju, que já é torrada, e não com fubá. Essa farinha de milho biju, flocada e bem levinha, aparece nas prateleiras de qualquer supermercado (em São Paulo, é usada pra preparar cuscuz paulista e farofa). Importante: gosto de indicar a quantidade dos ingredientes em xícaras com a sua equivalência em quilo ou litro, mas no caso da farinha de milho isso é difícil demais, quase impossível. Não há um padrão, pois as farinhas bem crocantes artesanais não pesam quase nada e as flocadas industrializadas são muito mais pesadas. Use xícara e pronto.
Pra deixar o bolo mais macio e saboroso, resolvi usar também milho verde fresco, mas que nesse caso também pode ser em conserva ou congelado, batido no liquidificador até virar um purê. O coco deixa o bolo ainda melhor, mas quem não gosta (ou não tem na despensa e quer mesmo comer o bolo), pode substituir o leite de coco por comum e eliminar o coco ralado.
Simples até, mas mega bom!
Ingredientes
- 1 e ½ xícara (chá) de milho verde fresco, ou em conserva bem escorrido ou congelado (uns 300 g)
- 2 xícaras (chá) de farinha de milho biju flocada bem esfarelada
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar (225 g)
- 1 xícara (chá) de leite de coco (240 ml)
- ½ xícara (chá) de leite (120 ml)
- ¾ de xícara (chá) de óleo vegetal (180 ml)
- 1 colher (sopa) de fermento químico
- 1 pitada de sal
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de coco ralado, fresco de preferência (60 g)
- Manteiga pra untar
- Açúcar pra polvilhar
Preparo
Aqueça o forno a 160º (médio). Unte com manteiga e polvilhe com açúcar uma fôrma media pra pudim.
No liquidificador, bata o milho, a farinha, o açúcar, o leite de coco, o leite, o óleo, o fermento, o sal e os ovos até obter uma massa lisa. Junte o coco ralado e transfira para a fôrma. Asse o bolo por uns 45min, até que esteja crescido, firme e dourado (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). Retire do forno, deixe esfriar, desenforme sobre um prato raso e sirva.
Gostei muito do bolo de milho bem amarelinho ficou delicioso
Fico muito feliz com que gostou do resultado, Adeilva! Se tiver foto do bolo, manda para o email contato@nacozinhadahelo.com, adoro ver as produções dos leitores. Beijos
OTIMA RECEITA ESTOU CONSEGUINDO FAZER GRAÇAS SEU ARTIGO PARABENS MUITO OBRIGADA
Fico feliz em ter ajudado! Beijos
Olá Helô querida.
Caso não tenha essa farinha de fácil acesso, qual a melhor farinha pra substituir?
A milharina serve ou não terá um sabor gostoso?
Marcinha, boa tarde! Acredito que funcione, pois milharina teoricamente é puro milho, mas eu não testei. A farinha de milho bijú é aquela super básica, flocada. Depois me conte! Abraço, Helô
Será que dá pra substituir o coco?
Carla, bom dia!
O leite de coco pode ser substituído por leite sem qualquer problema.
E o coco em pó pode ser deixado de lado, sem necessidade de incluir nada no lugar dele.
Depois conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Helô achei muito prática sua receita, não vou testar, vou fazer, com a certeza q vai ficar uma delícia… conheço suas receitas e nunca me decepcionei!
Lenisa, boa tarde!
Delícia saber que você gosta das receitas da Helô! Tudo é feito com muito carinho e muita dedicação e mensagens como a sua são o melhor dos incentivos.
Use a xícara para medir a farinha de milho (a flocada, biju, a mesma usada pra fazer cuscuz paulista), pois no peso elas variam um absurdo. A farinha artesanal do interior de São Paulo dá 45 g por xícara, enquanto as farinhas de marcas industrializadas às vezes são pesadas demais e chegam a 100 g por xícara.
Depois conte pra gente!
Abraços, Ana e Helô
Fiz o bolo. Cheiroso e delicioso. Delícia. Obrigada. O próximo que farei, será o de fubá.
Ludmila, bom dia!
Que notícia gostosa. Delicioso saber que você fez o bolo e aprovou a receita. O milho dá um perfume maravilhoso !!!
O bolo de fubá é preferido daqui de casa.
Conte depois pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô, eu pesei 90g de farinha de milho flocada e achei muito pouco, então eu coloquei no medidor de 1 xícara e ficou faltando quase 1 dedo. Completei a xícara e coloquei mais 1 xícara, pesei e deu 240g. Fiz com os 240g e ficou muito bom. O que é certo?
Sze, boa noite!
Ainda bem que deu certo e ficou muito bom.
Essa farinha flocada é um problema… Ainda hoje, a gente usou uma farinha flocada leve e o peso é mínimo, as industrializadas pesam bem mais, muda demais. Acho que o ideal é usar quantidade em xícaras e não em peso, você fez tudo com perfeição.
A gente vai pensar na melhor forma de dar a quantidade.
Abraços, Ana e Helô
Gente!
Qual o peso em gramas da farinha de biju?
E daria pra usar fubá no lugar da biju? Daria muita diferença?
Ronaldo, bom dia!
Use como parâmetro a xícara cheia e não o peso, pois as farinhas biju/flocadas têm uma variação imensa de peso (2 xícaras da bem leve e crocante artesanal rendem uns 90 g, enquanto algumas industrializadas mais pesadas dão 200g).
Não testamos a receita com fubá, não garantimos, pois o fubá é farinha pra valer, dará muita firmeza e será bem diferente.
Pra bolo de fubá, experimente o “Bolo de fubá da minha avó querida”, ele não tem erro, é macio, úmido e só fubá, sem trigo.
Abraços, Ana e Helô
Ana e Helô, bom dia:)
Mil desculpas pela demora. Muito obrigado mesmo pela atenção e carinho.
Fiz o bolo como indicado na receita e ficou maravilhoso!
Minha mulher e eu estamos encantados com o site de vocês e estamos super indicando para um monte de gente.
Aliás, vamos acompanhar vocês no Eduk também. Parabéns e sucesso:)
Ronaldo, que notícia boa!!
É muito gostoso saber que a nossa cozinha está alcançando mais gente que valoriza a comida saborosa e verdadeira.
Nossas pesquisas, testes, textos com histórias e a receita pra valer, produções e fotos são feitos com tanto carinho e com tanta dedicação que os reconhecimentos de vocês é bom demais.
Obrigada pelas indicações.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Ola fiz o bolo de milho de liquidificador como esta na receita, usei farinha milho artesanal organica, milho fresco cozido, a massa ficou mais para líquida e ficou muito tempo no forno mais de 01 hora e não ficou fofinho, ficou tipo bolo de fuba cremoso só q alto, ficou bem dourado em cima mas embaixo não. Achei tb muito oleo..enfim como fazer este bolo ficar fofinho como na foto?
Cláudia, bom dia!
Que coisa! Não precisa cozinhar o milho fresco, pois ele fresco dá um bolo ainda melhor. A massa é mole, tanto que se bate no liquidificador, mas assa em bem menos tempo. Será que o forno estava bem ajustado com temperatura média/alta uns 180ªC.
Se quiser, tente de novo e depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô