Adicionar à minha lista

Bolo de mexerica, castanha e azeite

Ana Bacellar

Quem, como eu, gosta de mexerica, de castanhas e de azeite, não deve deixar de fazer esse bolo saboroso, perfumadíssimo e diferente.

Originalmente, eu usava laranja-baía, que costuma ser doce, suculenta e funciona muito bem na receita, mas com mexerica fica tão bom que, hoje em dia, faço mais com mexerica.

Como a casca da fruta é a grande responsável pelo sabor e pela cor do bolo, ela merece bastante atenção. Não faltam receitas de bolo de laranja que dizem pra cortar a laranja com casca e tudo em pedaços médios, descartar só as sementes e bater no liquidificador com outros ingredientes e experimentei. Só que, por mais que eu adore cítricos e goste de um amargo leve, os resultados não me agradavam, sempre ficavam com amargos exagerados.

Pra resolver a questão, decidi aferventar duas das três os frutas inteiras por uns minutos, tempo suficiente pra fazer com que o sumo responsável pelo amargor desapareça, e só então cortei em pedaços, descartei as sementes e bati no liquidificador. É uma etapa a mais na receita, mas compensa.

Eu adoro a textura e o sabor da castanha do Brasil, que antes era do Pará, mas já troquei por amêndoa e pistache e também ficou incrível.

O azeite, que deve ser suave, combina maravilhosamente bem com mexerica e com laranja e deixa o bolo diferente e muito bom.

É o tipo de bolo vai bem com um café logo cedo ou no meio da tarde, mas como tem um ar mais chique, ele também pode entrar como sobremesa e vale como presente.

Ingredientes

  • 3 mexericas grandes inteiras e bem lavadas (ou laranjas-baía)
  • 4 ovos
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar (225 g)
  • 1 xícara (chá) da farinha de castanha-do-Brasil (uns 200 g bem processados)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 2/3 de xícara (chá) de azeite de oliva suave (160 ml)
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno 180ºC (médio-alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média.

Aqueça 2 mexericas inteiras numa panela com água até cobrir, conte 2min da fervura, escorra, cubra com mais água limpa, aqueça e deixe ferver por mais 2min. Escorra, descarte a água da fervura e passe por água fria até esfriar.

Corte as mexericas cozidas e com a casca em cubos, descarte as sementes e bata no liquidificador com o suco espremido da mexerica restante até obter uma pasta lisa.

Com a batedeira, bata os ovos em velocidade alta até obter um creme fofo, junte o açúcar, desligue a batedeira e, com uma espátula, incorpore as farinhas de castanha e de trigo, o fermento, o sal, a pasta de mexerica e o azeite.

Coloque a massa na fôrma e asse por uns 40min, até crescer, firmar, dourar e soltar das laterais (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).

Deixe esfriar e sirva em fatias.

6 Comentários

  1. 1

    Helô! O modo como você descreve as sensações e etapas até a degustação desse bolo, desperta todos os sentidos e nos coloca em êxtase. Parabéns! Admiro você!

  2. 3

    Oi, Helô. Sou um grande fã, acompanho seus posts e adoro suas receitas. Para esta, eu gostaria de saber qual é a consistência do bolo pronto. O meu ficou bem molhadinho. E delicioso! Hahah
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e experiências com a gente.
    Abraço!

  3. 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *