Adicionar à minha lista

Bolo de mandioca só de misturar

Quem, como eu, adora tudo que leva mandioca, tanto no mundo dos doces, quanto no dos salgados, costuma ficar feliz quando recebe uma fatia de bolo de mandioca. Com um cafezinho, não preciso de mais nada, sou capaz de ir comendo um pedacinho, mais um e mais um e mais um…

Como eu disse quando dei a receita do bolo cremoso de mandioca, receitas de bolo com mandioca é o que não falta pelo Brasil. Há de tudo e muitas maravilhosas.

A de hoje é a mais simples de todas, aparece aos montes pelas casas brasileiras, fica pronta em pouco tempo, leva ingredientes básicos e é incrível.

Acho imbatível o contraste de textura da camadinha cremosa da base e dos fiapos de mandioca e coco ralados. O queijo misturado com o ovo e o coco dá aquele leve sabor de queijadinha que a gente tanto gosta. Perfeição!

O único trabalho é ralar a mandioca em fiapos grossos, mas nada de difícil ou complicado. A mandioca ralada vai pra uma tigela grande, que recebe os ovos, a manteiga, o coco, queijo ralado, açúcar e fermento, tudo é misturado, despejado na assadeira e o bolo vai pro forno.

Como a massa não leva farinha de trigo, ou qualquer outra, intolerantes ao glúten e celíacos podem comer esse bolo felizes.

Nas muitas receitas desse bolo, que é um clássico da mandioca, percebi que as grandes variações ficavam na quantidade de quantidade do açúcar e na gordura utilizada, que na imensa maioria é margarina.

Fiz várias vezes, diminuí bastante o açúcar (principalmente em relação às versões dos cadernos nordestinos mais antigos), usei coco fresco, coloquei queijo de coalho ou mineiro curado do parmesão ralado de pacotinho e usei manteiga, pois sou pela manteiga (uso óleo ou margarina apenas se estiver cozinhando pra intolerantes à lactose).

Vale a pena!

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 50 g de manteiga derretida
  • 500 g de mandioca descascada e crua
  • 1 xícara (chá) de coco fresco ralado (100 g)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 1 xícara (chá) de leite de coco (240 ml)
  • 1 xícara (chá) de queijo de coalho ralado grosso (ou outro queijo bom de ralar) – (100 g)
  • 2 colheres (chá) de fermento químico
  • 1 colher (chá) de sal
  • Manteiga pra untar

Preparo

Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média.

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Numa tigela grande, os ovos, a manteiga, a mandioca, o coco, o açúcar, o leite de coco, o queijo, o fermento e o sal.

Despeje a massa na assadeira e asse por uns 40min, até que o bolo esteja que esteja bem dourado, crescido e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire do forno, deixe esfriar completamente, corte em quadrados e sirva.

1 Commentário

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *