Adicionar à minha lista

Bolo de maçã com especiarias e cobertura cremosa

Bolo de maçã com especiarias e cobertura cremosa de cream cheese - Por Ana Bacellar Bolo de maçã com especiarias e cobertura cremosa

Minha querida Ana, aqui vai o bolo de maçã com especiarias e cobertura cremosa que você tanto amava. Foi seu bolo de aniversário e de outros momentos também. Ainda bem que, no começo de agosto, preparei o seu bolo de novo e você fotografou no prato de florzinhas antigo que tanto adorava.

O bolo

O bolo encanta como sobremesa de uma refeição mais chiquezinha, ou como aquele bolo incrível pra servir com chá ou café ou pra comemorar um aniversário ou qualquer outra data emocionante.

A massa é fofíssima e tem o gosto da maçã e o sabor e aroma incríveis das especiarias. Claro que dá pra servir o bolo em fatias e nada mais, mas ele fica muito melhor recheado e coberto com o creme feito com cream cheese, manteiga e açúcar de confeiteiro. Casamento perfeito!

Qual maçã usar?

A maçã é tudo no bolo e precisa ser saborosa, suculenta, doce e azedinha. Costumo usar Fuji, Gala ou verde e deixo de lado aquelas maçãs sem gosto e com textura de isopor. Sinceramente, se não conseguir uma que seja maçã pra valer, guarde a receita pra um outro dia.

Quanto às especiarias, eu gosto de usar canela, cravo em pó, noz-moscada, pimenta-da-Jamaica e gengibre em pó. Mas escolha as que quiser.

O passo a passo do bolo

A receita começa com o preparo de um purê simples de maçã. Ele pode ser feito e guardado na geladeira com até 3 dias de antecedência (é até melhor fazer antes pra dar tempo de esfriar bem antes de usar).

Na hora de fazer o purê, basta colocar os ingredientes numa panela que abrigue tudo bem junto, aquecer e cozinhar por uns 30min, até a maçã ficar bem macia e dourada. Depois disso, só esmagar a fruta com um garfo pra deixar o purê pedaçudo e deixar esfriar antes de usar.

Como o rendimento varia, já que há maçãs mais ou menos suculentas e polpudas, resolvi preparar uma quantidade que, com certeza, rende os ¾ de xícara necessários pra massa do bolo e usar o pouco que sobrar como geleia ou pra servir com sorvete. Até experimentei a receita com a maçã crua e batida no liquidificador, mas o purê faz a diferença.

A massa

A massa do bolo fica pronta nuns 15 min. Começo sempre colocando o leite com o limão numa tigela pequena pra azedar e encorpar por uns 10 min. Essa mistura substitui o clássico buttermilk, que é o líquido que se solta do creme do leite quando se bate pra virar manteiga, mas que por aqui é muito difícil de encontrar (o nome em português é leitelho).

Enquanto isso, aqueço o forno, preparo as assadeiras, misturo numa tigela a farinha, o fermento e as especiarias escolhidas e reservo. Em seguida, bato o leite azedado, o açúcar mascavo, o óleo, o purê de maçã e a baunilha por uns 2 min, até conseguir uma mistura bem cremosa e fofa. Depois misturo os secos em 3 etapas, despejo nas assadeiras e pro forno.

A cobertura cremosa

Enquanto o bolo assa, eu preparo a cobertura também na batedeira. Bato o cream cheese e a manteiga já bem macios até conseguir um creme homogêneo e incorporo o açúcar de confeiteiro em 3 etapas.

Quando o bolo esfria, corto a superfície com uma faca de serra pra nivelar e guardo as sobras pra servir com café ou com sorvete.

Depois disso, coloco o primeiro bolo com o lado cortado pra cima sobre o prato de servir, espalho por cima 1/3 do creme, coloco o outro bolo por cima e cubro o bolo com a cobertura. O bolo pronto vai pra geladeira por pelo menos 2h pra gelar e mesclar sabores e texturas e depois é só servir.

O bolo de maçã com especiarias e cobertura cremosa é gostoso tanto gelado, como em temperatura ambiente (se for pra servir assim, basta deixar fora da geladeira por mais ou menos 1h). Dá pra deixar o bolo pronto na geladeira por até 3 dias.

Ingredientes

Purê

  • 2 maçãs médias, doces e azedinhas, descascadas e em cubos (fuji, gala ou verde)
  • 25 g de manteiga
  • ¼ de xícara de açúcar (35 g)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão (30 ml)
  • 1 pedaço pequeno de canela em pau
  • 1/3 de xícara de água (80 ml)

Massa do bolo

  • 1 xícara de leite (240 ml)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão (15 ml)
  • 2 e ½ xícaras de farinha de trigo (300 g)
  • 1 e ½ colher (chá) de fermento químico
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de cravo em pó
  • ½ colher (chá) de noz-moscada
  • 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de pimento-da-Jamaica
  • 1 e 2/3 de xícara de açúcar mascavo (330 g)
  • ¾ xícara de óleo vegetal
  • 4 ovos
  • ¾ de xícara do purê de maçã
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (veja as nossas Essências incríveis)
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Recheio e cobertura

  • 3 xícaras de açúcar de confeiteiro (420 g)
  • 150 g de cream cheese bem macio (retire da geladeira 1 hora antes de usar; pode ser sem lactose)
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (veja o post das nossas essências incríveis)

Preparo

Purê de maçã – Comece pelo purê de maçã, que precisa esfriar antes de usar.

Coloque a maçã, a manteiga, o açúcar, o limão, a canela em pau e a água numa panela pequena e aqueça. Cozinhe em fogo baixo por uns 30min, até que a maçã esteja muito macia e dourada (o líquido vai secar e ela começa a caramelizar).

Transfira a maçã cozida pra uma tigela, esmague com um garfo pra conseguir um purê pedaçudo e descarte a canela.

Deixe esfriar em temperatura ambiente, depois separe ¾ de xícara do purê pra usar no bolo e guarde o restante pra servir como geleia no café da manhã ou no lanche.

Massa do bolo – Pra massa, coloque o leite e o suco de limão numa tigela, misture e deixe descansar por 10min fora da geladeira.

Aqueça o forno a 180ºC (médio).

Unte com manteiga e polvilhe com farinha 2 assadeiras redondas de 20cm de diâmetro. Usando 2 assadeiras você terá 2 bolos prontos pra rechear, sem precisar dividir ao meio na horizontal, mas use 1 única assadeira se for preciso.

Numa tigela grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e as especiarias e reserve.

Na tigela da batedeira, coloque o leite azedado com o limão, o açúcar mascavo, o óleo, os ovos, o purê de maçã, a baunilha e bata por uns 2min, até conseguir uma mistura bem cremosa e fofa (se a batedeira for planetária, use a raquete).

Junte 1/3 dos ingredientes secos, continue batendo com a batedeira até incorporar, então misture mais 1/3 dos secos, espere incorporar, junte o 1/3 restante e bata só até conseguir uma massa homogênea.

Espalhe metade da massa em cada assadeira e leve ao forno. Asse por uns 35 min, até que os bolos estejam bem crescidos, dourados e firmes (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire as assadeiras do forno, aguarde 10min e desenforme. Coloque os bolos sobre uma grade e espere esfriar por mais ou menos 1h.

Recheio e cobertura – Enquanto isso, prepare o creme que será tanto recheio, como cobertura. Peneire o açúcar de confeiteiro e reserve.

Coloque o cream cheese e a manteiga na tigela da batedeira e bata por uns 3min, até conseguir um creme bem liso (se a batedeira for planetária, use a raquete).

Junte 1/3 do açúcar e bata até incorporar totalmente, depois acrescente mais 1/3, bata até incorporar, adicione o açúcar restante e bata até ficar homogêneo. Se o dia estiver quente, acima de uns 23ºC, guarde o creme na geladeira até a hora de usar.

Montagem do bolo – Com uma faca de serra, nivele a superfície de cada bolo pra que fique bem plano. Guarde os pedaços pra servir com café ou pra servir com sorvete.

Coloque o primeiro bolo com o lado cortado pra cima sobre o prato de servir. Separe 1/3 do creme e espalhe com uma espátula até conseguir uma camada uniforme. Cubra com o outro bolo deixando o lado cortado pra baixo. Com a espátula, cubra totalmente o bolo com o restante do creme.

Leve o bolo à geladeira por pelo menos 2h antes de servir. O bolo é gostoso tanto gelado, como em temperatura ambiente (nesse caso, retire da geladeira 1h antes de servir).

Ele se conserva bem na geladeira por até 3 dias.

6 Comentários

  1. 1
    • 2

      Anna Claudia, boa noite!
      Sim, os ovos vão na batedeira com o açúcar, óleo, purê etc…
      Obrigada pela ajuda, com a tristeza tamanha que estou vivendo, acabei me esquecendo de incluir os ovos no preparo. Acabei de acertar a receita.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Helô

  2. 3
    • 4

      Edilene, boa noite!
      Espero que você tenha gostado da receita.
      Muito obrigada pelo carinho e desculpas pela demora em responder, mas a vida está triste demais e vou seguindo como posso, um dia por vez.
      Conte sempre comigo.
      Abraços, Helô

  3. 5

    Helô, boa noite! Durante a pandemia, naquela quarentena mais rigorosa, aproveitei pra fazer o que mais gosto. Cozinhar. Conheci essa página e despertei pra meu grande desafio: fazer bolo. Sempre errava algo. Mas, você com suas explicações, sua sensibilidade, seu amor por essa arte apaixonante, me fez aceitar esse desafio que ainda não tinha enfrentado. Parece simples. Mas não o era pra mim. Fiz esse de maçã. Fiz tantas outras. É um prazer ler o que você escreve. Meus sentimentos a você e sua família. Saiba que você toca a vida das pessoas com sua arte de cozinhar e sua sensibilidade de demonstrar a paixão por cada ingrediente, por cada estória. Que seu sorriso tão lindo que ilustra essa página volte a seu rosto. A seu tempo.

    • 6

      Michelle, boa noite!
      Muito obrigada por tanto amor e por tanto carinho. É gratificante saber que o meu jeito de cozinhar e de transmitir o que sei fizeram diferença na sua vida. Fazer um bolo tem um significado que vai muito além de uma fórmula. Um bolo de verdade tem vida e tenho certeza de que os seus bolos têm tudo isso.
      A tristeza é imensa, mas estou juntando cacos, acreditando que a minha Ana querida gostaria de me ver fazendo o que gosto e sorrindo. Seguirei assim.
      Conte sempre comigo.
      Abraço, Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *