Adicionar à minha lista

Bolo de laranja simples

Ana Bacellar bolo de laranja

Esse bolo simples de laranja é uma delícia, muito caseiro e com todo o frescor da fruta. Mais dia a dia, quase impossível.

Como eu adoro laranja, e tudo que leva ela, sempre preparo a receita na minha casa, meu marido também adora.

Com laranja comum, tipo pera, o bolo fica bom, mas com laranjas mais suculentas, como baía, ele fica mais incrível. Quando uso as laranjas sanguíneas lá da fazenda, com suco quase vermelho e muito doces, a cor fica maravilhosa.

O fato é que eu me divirto quando chega o tempo das laranjas e posso variar bastante (com mexerica também fica ótimo).

Entre separar os ingredientes, bater no liquidificador, colocar a massa na assadeira e assar não se gasta mais do que 1h, tudo é rápido. A calda também é simples, só uma mistura de suco de laranja e açúcar pincelada no bolo ainda quente.

O processo acaba levando umas 2h e meia porque é importante esperar ao menos amornar antes de servir.

Os totalmente intolerantes à lactose podem untar a fôrma com óleo.

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara (chá) de suco natural de laranja (240 ml)
  • Raspas de 1 laranja
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo (120 ml)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Manteiga ou óleo pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Calda

  • 1/3 de xícara (chá) de suco de laranja (80 ml)
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar (38 g)

Preparo

Aqueça o forno a 180°C (médio-alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média.

Bata no liquidificador o suco, os ovos, o óleo, o açúcar, a farinha de trigo e o fermento até obter uma massa lisa.

Misture as raspas, despeje na assadeira e asse por uns 40min, até o bolo crescer, firmar e dourar (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Retire do forno e deixe amornar por uns 10min.

Prepare a calda enquanto o bolo amorna. Misture numa tigelinha o suco e o açúcar simplesmente até conseguir um creme esbranquiçado.

Pincele o bolo ainda quente com metade dessa calda, aguarde 10min, pincele de novo e deixe esfriar e secar antes de servir, embora seja gostoso até morno e com a caldinha brilhante e não muito seca.

43 Comentários

  1. 1
  2. 5
  3. 6
  4. 8
  5. 10
    • 11

      Oi, Edna! Fico muito feliz que o bolo tenha feito sucesso na sua casa, a receita é ótima! Obrigada você por acompanhar o site e compartilhar o resultado comigo! bjs

  6. 12
  7. 14
  8. 16

    Nunca preparei bolo na minha vida, e a praticidade e os detalhes fazem com que todos tenham a oportunidade de fazer. Obrigado pela receita meu bolo ficou divino muito bom mesmo.

  9. 18
  10. 20
    • 21

      Oi, Liane! Pode bater na batedeira, mas acredito que seja desnecessário, ela não tem a função de deixar o bolo mais leve, pois não há manteiga nem claras em neve. Acho que isso só faria você ter mais louça pra lavar, haha. Espero ter ajudado! bjs

  11. 22
  12. 24
  13. 26
  14. 28
  15. 30
  16. 31
    • 32

      Oi, Marina! Teoricamente pode trocar por 10 g de manteiga em temperatura ambiente, bem macia, mas não derretida. Mas não testei, esse bolo é daqueles clássicos de liquidificador, bem fofinhos e com manteiga provavelmente ficará mais pesado. Se resolver tentar, me conta como ficou! bjs

  17. 33
  18. 35
  19. 38
  20. 40
    • 41

      Juliana, bom dia!
      Que gostoso saber que você gostou da receita.
      A gente não tem segredos, faz exatamente o que está no texto, na receita e na foto: a cor vem do suco da laranja, que fica mais forte ou fraco dependendo da laranja que você usar e o dourado é do assar o bolo até que ele esteja bem dourado mesmo, formando casquinha nas bordas e, enfiando um palito no centro, ele saia limpa. Não tenha medo de deixar assar pra valer, muita gente fica ansiosa, abre e fecha a porta do forno sei lá quantas vezes e retira quando ele ainda está bem branquelo. Acredite que a temperatura correta faz diferença e que um bolo como o de laranja, pra ficar como o da foto, precisa de uns 40 a 45 de forno, não há milagre.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *