Adicionar à minha lista

Bolo de jabuticaba

Quando as jabuticabeiras ficam forradas das bolinhas pretas mais deliciosas do mundo, é a hora de fazer tudo o que for possível com elas, pois a estação é curta. Como eu amo bolos e frutas, e sou apaixonada por jabuticabas, tive que fazer um bolo com elas.

Eu queria um bolo com gosto de jabuticaba, cor de jabuticaba e o leve frescor dos bolos de fruta, como acontece com o bolo pintadinho de maracujá e com o bolo simples de laranja. Mas a tarefa não foi muito simples, a maior parte das receitas que vi por aí prometia um “bolo de jabuticaba”, mas às vezes era difícil até de dizer que havia jabuticaba na massa, nenhuma acidez, rosa pálido, uns ficaram pesados, tudo sem graça.

Muitas versões falavam pra bater as bolinhas com os demais ingredientes no liquidificador seguir pro forno, outras diziam pra usar geléia de jabuticaba com uma massa branca, terminando com um bolo meio “cuca”, mas também não era isso que eu queria.

Insisti no método do liquidificador, pois só com ele eu conseguiria a cor e o sabor tão sonhados, e fui aumentando a quantidade de fruta até conseguir o efeito que eu queria. Quando cheguei a 2 xícaras (chá) de jabuticaba, achei que o bolo estava bom, mas ainda não me satisfiz, faltava alguma coisa.

Como eu estava com a jabuticabeira forrada de bolinhas, decidi parar um pouco com testes de bolo (já havia feito 6), e brincar de sorvete. Uma das versões de sorvete dizia pra aquecer as bolinhas por 5min antes de misturar os demais ingredientes e concluí que aí estava o x da questão). Voltei por bolo, fiz a receita que estava recebendo nota 7 aquecendo as jabuticabas e aí sim, cheguei ao resultado que eu queria. Saboroso, com gosto e aroma da fruta e com uma cor maravilhosa!!! Nasci teimosa e morrerei teimosa, não tem jeito.

Ah, sorvetes, fiz uns 8, mexi, remexi e fiquei com dois: sorvete cremoso de jabuticaba (que leva leite condensado, leite e jabuticaba) e sorvete lindo de jabuticaba (com jabuticaba aquecida, calda de açúcar e creme de leite).

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de jabuticabas inteiras e lavadas (300 g)
  • 4 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo vegetal (120 ml)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (15 g)
  • Óleo vegetal ou manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média.

Coloque as jabuticabas numa panela média e que acomode tudo bem junto e esmague com as mãos pra estourar a maior parte das bolinhas (algumas fechadas não mudarão a receita).

Aqueça e mantenha no fogo por uns 5min, até surgir um líquido rosado.

Transfira tudo pro copo do liquidificador, junte os ovos, o óleo, o açúcar e bata até obter uma pasta quase lisa. Junte a farinha e o fermento, bata até conseguir uma massa homogênea, mas ainda com uns pedacinhos.

Despeje na assadeira e asse por uns 40min, até o bolo crescer, firmar e dourar (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire do forno e deixe amornar por uns 15min, desenforme e sirva.

Fica ainda melhor com um pouco de iogurte ou de creme de leite cremoso ou batido em chantilly.