Se você precisa preparar um bolo pra ficar pronto em uma hora e que seja fácil de fazer e, ainda por cima, com poucos ingredientes, nada como a bolo rápido de iogurte e limão. Basta misturar tudo numa tigela ou bater tudo no liquidificador, quer dizer, um bolo só de misturar.
Gosto da massa com iogurte, que dá leveza, sabor e intensifica o sabor do limão na receita.
Faço esse bolo quase que uma vez por semana, com raspas de limão na massa e aquela caldinha de limão com açúcar pincelada no bolo ainda quente quando quero um bolo de limão, ou troco o limão por ½ colher de chá de canela e 1 colher de sopa de baunilha na massa e polvilho o bolo pronto com açúcar e canela pra agradar a minha filha mais nova.
Dá pra usar o limão que quiser e tiver em casa, pode ser tahiti, galego, cravo (ou rosado, caipira ou capeta) ou siciliano. O bolo fica bom com qualquer um deles.
A receita rende um bolo médio e que, com certeza, acabará em pouco tempo. Se, na sua casa, a quantidade for grande, congele metade do bolo rápido de iogurte e limão por até um mês, fica perfeito.
Ingredientes
Bolo
- ¾ de xícara (chá) de iogurte natural (normalmente 1 copinho de 170 g)
- ¾ de xícara (chá) de óleo vegetal (180 ml)
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (15 g)
- 1 colher (sopa) de raspas de limão (1 limão)
- Manteiga pra untar
- Farinha pra polvilhar
Calda
- 1/4 de xícara (chá) de suco de limão (60 ml)
- ¼ de xícara (chá) de açúcar (40 g)
Preparo
Aqueça o forno a 180º (médio-alto).
Unte com manteiga e polvilhe com farinha 1 assadeira média.
Coloque o iogurte, o óleo, os ovos, o açúcar, a farinha e o fermento no liquidificador e bata até obter uma massa lisa.
Misture as raspas de limão com uma espátula e despeje a massa na assadeira.
Leve ao forno e asse o bolo por uns 35 a 40min, até que esteja dourado, crescido, se soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).
Enquanto isso, misture os ingredientes da calda numa tigelinha apenas até conseguir um creme esbranquiçado e homogêneo, reserve.
Pincele o bolo bem quente, saindo do forno com a calda, que cristalizará na hora e formará uma cobertura quebradiça.
Espere amornar e sirva em fatias ou quadrados com um cafezinho
Faço sempre … Uma delícia! Super fofinho!
Oi, Mariane! Amo esse bolo também! bjs
Fiz hoje e amei!
Márcia, Boa tarde!! Que notícia gostosa. Como a gente sempre diz, muito fácil e muito bom.
Abraços, Ana e Helô
Olá! Essa receita está com uma cara ótima! 🙂
Uma dúvida: óleo vegetal pode ser óleo de milho, de soja? Ou… será que substituir por óleo de coco fica bom?
Obrigada!
Ps: sou leiga mas agora já quarentena estou me aventurando nos bolos. Sua página é ótima!
Bianca, boa tarde!
Delícia receber mensagem como a sua e saber que você está se aventurando nos bolos.
Pode ser qualquer óleo vegetal, como milho, canola, soja, girassol. O óleo de coco também funciona, mas não altera o sabor em nada e custa muito mais caro, acho que não vale a pena. Com azeite de oliva também dá certo, os portugueses acrescentam amêndoas (que combinam com azeite) e fica incrível, um bolo com um gostinho de azeite no fundo, mas o custo também sobe bastante. Quer dizer, os mais comuns, qualquer um deles, valem mais a pena pros bolos Vá contando as suas experiências pra gente!
Abraços, Ana e Helô
m, mas há 2 questões: o azeite de ol
Ótimo!
Muito obrigada!
Olá, para fazer a calda uso acucar refinado normal ou precisa se acucar de confeiteiro ? Pq a minha calda nunca da certo p ficar casquinha.
Erika, bom dia!
Em casa, a gente usa açúcar refinado comum, não é necessário usar o de confeiteiro. Pra conseguir casquinha: a mistura de suco de limão e de açúcar precisa estar grossista e esbranquiçada, pois se ficar líquida demais ela não terá tempo de se transformar em casquinha, o processo tem que ser rápido. Prepare a calda enquanto o bolo estiver no forno e ao lado de onde você apoiará o bolo saindo do forno. O que importa é retirar o bolo do forno e pincelar ou espalhar rápido com uma colher metade da calda, é esse contato com contraste da temperatura entre o bolo muito quente e a calda úmida que dá casquinha (o líquido evapora e sobra açúcar. Em seguida, deixe descansar por 10 minutos e pincele com a calda restante, deixe firmar. É assim que a gente faz. Quer dizer, as 2 coisas importantes: textura da calda e momentos de pincelar.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
o meu problema tb é esse, não consigo fazer a calda pra ficar branca e durinha
Maria, bom dia!
Para conseguir a calda açúcarada:
– não misture a calda no fogo;
– use a proporção dada na receita de açúcar e limão, pois com muito açúcar ela fica dura e não se espalha e com muito limão ela não firma. íquida e com muito. Ela tem que ficar grossiha.
– Retire o bolo do forno e em seguida pincele metade da calda na superfície, depois aguarde uns minutinhos e pincele o restante. Não pincele tudo de uma vez, pois o bolo quente absorve muito e vai encharcar.
Depois conte pra gente como ficou.
Abraços,
Ana e Helˆø
Helo, querida!
Quero te contar que esse bolo de limão já é tradição aqui em casa.
Amo as suas receitas e seu jeito de escrever.
Obrigada por tanto!
Cátia querida, que alegria receber uma mensagem como a sua pra começar o dia. Que bom que você gostou da receita e que ela já se tornou um “clássico” na sua casa. A gente estuda, testa, escreve, produz e fotografa com tanto amor, tanto carinho e tanta dedicação que o que você disse é tudo de maravilhoso.
Vá contando sempre pra gente!
Abraços, Ana e Helô
O bolo é uma delícia e muito fofinho! Estou adorando descobrir as suas receitas e histórias. Muito obrigada por compartilhar
Regina, boa tarde!
Delicioso saber que você está se divertindo com as receitas e histórias que acontecem aqui na nossa cozinha.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Deu super certo, e facílimo! Obrigada!
Marcia, bom dia!
Bom saber que deu certo, é simples e deliciosa.
Agora, aproveite o bolo de limão e divirta-se pelo “Na cozinha da Helô” para descobrir muitas outras receitas gostosas.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
O bolo fica uma delicia, coloquei blueberies (claro que ficaram tudo no fundo, eu ja sabia que ia acontecer isso ) mas ficou uma delcia mesmo assim. Tem algua dica para conseguir acrescentar as blueberies sem afundarem , diminuir algum ingrediente ou aumentar, para a massa ficar mais densa e aguentar? ?
Obrigada pelas receitas deliciosas.
Ana Paula, boa tarde!
Se as frutas forem secas, como nozes, uva passa, banana passa, ou se forem cubinhos de goiabada, a solução é polvilhar de leve com farinha de trigo. Polvilhados, os pedaços aderem na massa e afundam tanto.
A técnica não funciona para frutos frescos, pois eles absorvem a farinha e encharcam. Quer dizer, os frescos afundarão mesmo quando usadas massas mais moles, como a da receita do bolo de iogurte. Pra não afundar, é preciso usar massas mais encorpadas, como a da cuca de banana, ou a do bolo lindo de maçãs.
Abraços, Ana e Helô
Querida Helô, tudo bem?
Me diga um coisa, considero 200g de ovos certo? Tendo aí ovos de mais ou menos 50g.
Muito obrigada ❤️
Márcia, bom dia!
Sim, a gente sempre considera ovos de 50g, sendo 30g de clara e 20g de gema. É claro que existem mesmo variações, grande e super chegam a 65 e os pequenos a uns 45, mas caseiramente a gente usa essa média de 50g. Num bolo caseiro de 4 ovos, 5g ou 10 g a mais não significam mudanças. As alterações acontecem quando se faz alguma coisa em quantidade grande, então é sempre melhor pesar.
Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Boa noite, qual limão utilizar?
Ana Paula, boa tarde!
Você pode usar o limão que preferir e tiver por perto. A gente já fez com tahiti, galego, siciliano e cravo (ou caipira, rosa ou capeta) e o bolo fica sempre delicioso.
Continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô