Adicionar à minha lista

Bolo de fubá da minha avó querida

Ana Bacellar

Já dei essa receita nem sei quantas mil vezes e sempre faz sucesso. Não é à toa que está dentre as minhas preferidas, e isso desde criança, pois era o bolo da minha super querida avó Betty.

Ele é amarelíssimo, ultra macio e úmido, ao contrário da maior parte dos bolos de fubá preparados só com fubá.

Aliás, grande parte das receitas que prometem bolos úmidos de fubá incluem um pouco de farinha de trigo na massa. O segredo do bolo da minha avó? Cozinhar a massa como se fosse um angu antes de misturar as gemas, o fermento e as claras em neve e depois assar.

Simplesmente de fubá ele já é maravilhoso, mas se quiser, misture 200g de goiabada firme cortada em cubinhos e transforme a receita em “bolo de fubá com goiabada”, que faz um sucesso enorme no Lá da Venda (com bananada ele também fica delicioso). Também costumo alternar camadas de massa com rodelas de banana polvilhadas com canela e açúcar. O bolo é tudo de bom e mais um pouco, ainda mais com uma canequinha de café ao lado!

Apesar do cozimento da massa, o bolo é simples de preparar e assa em, no máximo, 40min, pois a massa já vai cozida pro forno.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de fubá (300g)
  • 2 xícaras (chá) de leite (480 ml)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300g)
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo vegetal (80 ml)
  • 50g de manteiga
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 ovos, gemas e claras separadas
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Manteiga pra untar
  • Fubá pra polvilhar

Preparo

Aqueça o fubá, o leite, o açúcar, o óleo, a manteiga e o sal numa panela média e, sempre mexendo com uma espátula, deixe no fogo por uns 10 minutos, até a massa ferver e engrossar e o fundo da panela aparecer. Deixe amornar por uns 10 minutos.

Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com fubá 1 fôrma para grande para pudim, ou 1 uma assadeira grande.

Bata as claras em neve até conseguir picos firmes. Coloque os cubinhos de goiabada numa tigela, polvilhe com fubá e junte à massa. Junte também as gemas, o fermento e, em seguida, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore as claras. Se quiser, nesse momento, junte os cubinhos de goiabada ou de bananada. Despeje a massa na fôrma e asse o bolo por uns 40min, até que esteja crescido, bem dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Deixe esfriar e desenforme sobre um prato raso. Se quiser, polvilhe o bolo com um pouquinho de açúcar.

15 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Helô que vídeo lindo e que receita.
    Amei vc bordando tudo que gosto,cozinhar e bordar.
    E de fato se a gente está triste fazer um BO alegra.
    Parabéns pelo seu aniversário e qdo te conheci no lá da venda foi muito simpática falou até da filha com nome igual ao meu

  3. 4
  4. 6
  5. 8

    Amei te conhecer,no programa vida melhor e gostaria de uma dica para iniciar as vendas com bolo amo fazer mas não sei como divulgar para vender e estou desempregada a 5 anos me ajuda Helô.

  6. 10
    • 11

      Oi, Francisca! Já fiz sim e dá certo! Na receita do bolo mármore de fubá amarelo e branco, fiz a massa branca com fubá branco, leite de coco e um pouco de coco ralado. Pode fazer a receita normal trocando o leite comum pelo o de coco e fica delicioso!!! bjs

  7. 12
  8. 14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *