Adicionar à minha lista

Bolo de fubá cremoso

Ana Bacellar

Não faltam receitas de bolo de fubá e eu já fiz centenas na busca do bolo perfeito. Depois de tantos testes, já concluí a que “minha” receita de bolo de fubá com textura de bolo mesmo é a que aparece com o bolo de fubá da minha avó querida e também entra no bolo mármore amarelo e branco.

Como eu já tenho o meu bolo de fubá, só vou pra cozinha pensando nesse assunto quando busco versões mais diferentes. É o caso do bolo cremoso de fubá, que se separa naturalmente em 2 camadas, uma quase que meio pudim e outra mais sequinha e que, pelo queijo ralado, ainda tem com gosto de queijadinha que tanta gente ama.

Resolvi pesquisar, ir atrás de várias versões e dicas, fiquei intrigada com as quantidades estranhas e testei bastante até ficar feliz com o resultado. Confesso que também me assustei com 2 xícaras de chá de leite pra umazinha colher de sopa de farinha de trigo e menos de uma xícara de fubá, mas percebi que é justamente essa massa tão líquida e diferente que faz do bolo um quase pudim, só isso. Já vi gente duvidar dessas quantidades, aumentar a farinha e o fubá e terminar com bolo até gostoso, mas nada cremoso.

Embora até dê pra assar numa fôrma de buraco no meio pra pudim, deixar o bolo amornar e desenformar, cruzando os dedos pra ele não desmontar, eu prefiro não arriscar e assar numa assadeira comum, depois cortar e servir em quadrados.

Apaixonados por coco podem trocar as 2 xícaras (chá) de leite por 1 e 1/3 de xícara (chá) de leite e 2/3 de xícara (chá) de leite de coco e acrescentar à massa 1/3 de xícara (chá) de coco seco ralado.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite (480 ml)
  • 25g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara de açúcar (150g)
  • ½ xícara de queijo meia-cura ralado, ou parmesão (50g)
  • ¾ de xícara de fubá (150g)
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo (15g)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • Manteiga pra untar
  • Fubá pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 160ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com fubá uma assadeira grande, reserve.

Coloque os ovos, o leite, a manteiga, o açúcar, o queijo, o fubá, a farinha e o fermento no liquidificador e bata até conseguir uma massa bem rala e homogênea. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por uns 30min, até que o bolo esteja crescido, firme e bem dourado (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire o bolo do forno, espere amornar e sirva em quadrados.

2 Comentários

  1. 1

    Olá Helo,

    Fiz como na receita mas não cresceu nada. O que estranhei foi bater a farinha e o fermento no liquidificador. Sei que testa e com certeza dá certo com você mas porque deu errado pra mim? Sempre bati estes ingredientes à parte e nunca tinha acontecido Isso, se tiver dica agradeço mais uma vez 😉

    • 2

      Oi, Andrea! Como ele é um bolo meio pudim, não há problema em bater tudo liquidificador. Bato tudo até em bolo de cenoura e dá certo! Será que o tamanho dos ovos ou da forma não estavam muito diferentes? O fermento era novo? O bolo costuma ser mais baixo que os demais, por ser meio pudim e essa camada cremosa firma, mas um pouco ele cresce. Tente de novo e depois conte! E fico feliz em saber que você gosta tanto do nosso trabalho!! bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *