Adicionar à minha lista

Bolo de figo e nozes

Ana Bacellar

Aqui vai a receita de um bolo de figo e nozes que eu adoro.

Eu quase que vivo de pão, queijo e frutas, e os figos e as mangas estão no topo da lista das preferidas. Eu me delicio com um figo doce e bem maduro da região de Valinhos, perto de São Paulo e, quando viajo na época dos figos, eu vou atrás dos franceses da Provence e dos missions roxíssimos da Califórnia, que são sensacionais.

O fato é que as riquezas de sabor, de perfume e de textura do figo fazem com que ele faça bonito em receitas doces e salgadas e sempre que posso, faço uma ou outra coisa com ele.

É importante escolher figos bem roxos e maduros, que são bem doces e ainda podem entrar nas receitas com casca, dando um colorido incrível e muito sabor ao prato.

Quando resolvi fazer um bolo de figo que tivesse muito gosto de figo e não queria usá-los secos ou geleias, optei por utilizar a minha receita de confit perfumado de figo, que é maravilhosa e muito simples de fazer. Só precisa de umas 3h pra repousar e ficar com sabor e aroma bem concentrados e descartar o excedente de líquido pra deixar a massa equilibrada.

Como figo combina com nozes, amêndoas e pistaches, resolvi incluir um pouco de qualquer um dos três na receita e nem preciso dizer que valeu a pena.

A maior prova do sucesso? O bolo quase que evaporou. Já servi com sorvete de baunilha de verdade, com creme de leite bem cremoso ou batido em chantilly, mas com iogurte aveludado ele ficou escandalosamente bom.

Ingredientes

  • 4 figos em “confit” com casca e cabinho (confit perfumado de figo)
  • 1/4 de xícara (chá) de óleo vegetal (60 ml)
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar (110 g)
  • 1 ovo
  • 1/3 de xícara (chá) de iogurte natural (80 g)
  • Raspas de meio limão
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de fermento químico
  • ½ colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de nozes, pistaches ou amêndoas grosseiramente moídas (120g)
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 160ºC (médio). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma média pra pudim (ou 8 forminhas pra muffin).

Numa tigela média, corte os figos em pedaços grandes com um garfo. Junte o óleo, o açúcar, o ovo, o iogurte e as raspas de limão. Depois acrescente a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal e as nozes e mexa apenas até conseguir uma mistura homogênea, mas que continue com pedaços de figo.

Coloque a massa na fôrma e asse por uns 45min (ou por uns 25 a 30min se forem pequenos), até que o bolo esteja crescido, dourado e firme (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Deixe esfriar sobre uma grade por uns 10min, desenforme e sirva quente, morno ou frio com sorvete, creme de leite cremoso em chantilly ou iogurte aveludado (a minha combinação preferida).

17 Comentários

  1. 1
  2. 2
  3. 3

    Helô querida!!!! Fiz o bolo ontem no final da tarde perfumou a casa toda…. Hoje servirei no café da manhã, puro luxo! Os figos CONFITADOS viraram um vício por aqui, precisei fazer pela terceira e correr para usar no bolo…. Muito obrigada por sua generosidade em partilhar tanta doçura, uma beijocona no teu core♥️

  4. 5

    Helô, este bolo de figo já é presença constante por aqui , já fiz 4 vezes. Amei . Na última vez, esta semana, de oleaginosas eu só tinha um pouco de xerem de amêndoas e acho que não ficou tão bom. Fica mesmo muito melhor,oleaginosas grosseiramente picadas . O xerem toma um protagonismo que não é dele, e não farei de novo assim. Mas a receita é impecável e seu bom gosto, indiscutível. Obrigada!

    • 6

      Bia, boa noite! Que delícia saber que uma das nossas receitas querida já faz parte da sua vida. QUanto ao xerém, isso acontece na vida, ainda mais nesses tempos difíceis. No sábado, fiz uns pãezinhos que teoricamente levam nozes e, como não tinha, usei xerém. Ficaram excelentes e foi prático, pois não precisava picar. Mas nem sempre as trocas funcionam …Só experimentando pra saber e trocando experiências.
      Obrigada, Abraços, Ana e Helô

  5. 7
    • 8

      Salete, boa noite!
      Coloque com o bicarbonato.
      Obrigada pela ajuda, a gente realmente deixou passar na hora de escrever o preparo e a receita já foi atualizada. Só com colaborações como a sua o Na Cozinha da Helô poderá ficar cada vez melhor.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  6. 11

    Já fiz o confit, reservei pra fazer o bolo, servi os figos com iorgute q fiz. É de encantar esse confit. Obrigada. Mas tarde preparar esse bolo. Grande abraço. Parabéns!!! Que venha ser como o bolo de fubá da sua vó q agora é receita oficial de nossa casa. Muito grata!!

  7. 12
  8. 14

    Cheguei aqui pelo acaso, e na primeira receita, já amei. Esse bolo de figo fez sucesso, substituímos a farinha de trigo por 90g de farinha de arroz. Ficou super leve e delicioso.

    • 15

      Daiana, boa tarde!
      Que gostoso saber que você aproveitou a receita, fez substituição por farinha de arroz, ficou feliz com o resultado e o bolo passou a fazer parte da sua cozinha.
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

  9. 16
    • 17

      Raquel, bom dia!
      Que gostoso saber que vocês aproveitaram a receita num momento tão lindo e que o bolo agora já faz parte da sua cozinha. Eu, que adoro figos, amo esse bolo.
      Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
      Continue aqui com a gente.
      Abraços, Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *