Adicionar à minha lista

Bolo de chocolate rapidinho

Ana Bacellar

A receita aparece em muitos cadernos como “Bolo 1, 2, 3” (1 xícara de chá de chocolate em pó, 2 de açúcar e 3 de farinha de trigo, super fácil de guardar), mas na minha casa sempre foi o “bolo de chocolate rapidinho”.

É daqueles bolos só de misturar, que não pedem a clara em neve, e que podem ser preparados com um batedor de arame numa tigela comum ou na batedeira.

O bolo feito com leite e manteiga fica mais encorpado e saboroso, mas se não tenho esses ingredientes, ou se quero fazer um bolo mais leve pra rechear, eu troco o leite por água e a manteiga por óleo vegetal e fico com um bolo bem fofo, escuro e gostoso.

Se quiser preparar a receita sem lactose, simplesmente use óleo, água e cacau em pó.

Dá pra assar tanto numa assadeira e servir em quadrados, como numa fôrma de buraco no centro.

Meu marido e filhas amam quando recheio com doce de leite muito bom e cubro com uma ganache de chocolate (sem lactose: preparo o doce de leite com leite sem lactose e substituo a ganache pela calda de chocolate rapidinha sem lactose).

Com a calda de chocolate rapidinha e um pouco de granulado o bolo fica ainda melhor.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó (120 g)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente ou 1 xícara (chá) de óleo vegetal (240 ml).
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite ou de água morna (480 ml)
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma grande pra pudim ou uma assadeira também grande.

Misture o chocolate, o açúcar, a farinha, o fermento e o bicarbonato numa tigela grande. Junte a manteiga, os ovos, o leite e mexa até conseguir uma massa homogênea.

Coloque a massa na fôrma e asse por uns 40min, até crescer, firmar e soltar das laterais (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Deixe esfriar, desenforme e, se for o caso, regue com a cobertura. Deixe firmar antes de servir.

16 Comentários

  1. 1
    • 2

      Clélia, talvez você esteja colocando colheres cheias de fermento demais ou colocando o bolo no forno muito quente, aí sobe muito, começa a firmar rápido por fora antes de cozinhar por dentro. Espero ter ajudado! Beijos

  2. 3

    Oi, Helo, tudo bem ?
    Quero tentar fazer sua receita, é exatamente o que eu procurava, (3 xícaras de farinha). Vi que vão 2 xícaras de leite ou água, depois você colocou 240 ml, porém a xícara tem 240 , então devo dobrar a quantidade, é isso mesmo ?
    Obrigada.

  3. 5
    • 6

      Oi, Maeli! Uma forma grande de pudim costuma ter de 22 a 24 cm de diâmetro, a retangular costuma ter de 28 a 30 por uns 22 e a redonda de 22 a 24cm. Digo costuma porque infelizmente não existe padrão, cada marca tem os seus tamanhos e são totalmente diferentes. Por isso é que a gente usa os termos P (pequena), M (média) e G (grande). Espero ter ajudado! bjs

  4. 7
    • 8

      Oi, Mariane! Fiquei muito feliz com a sua mensagem, adoro saber que minhas receitas já fazem parte da vida dos meus leitores! Obrigada você por me acompanhar! bjs

  5. 9

    Helô você é demais! Suave, leve… em tempos tão duros para a humanidade, é bom demais o alento de ler suas receitas e também de fazê-las em casa. Rumo ao bolo de chocolate!

    • 10

      Vanessa, boa tarde!
      Que alegria, em tempos tão difíceis, receber mensagens como a sua. Muito obrigada! A gente faz tudo com muito carinho.
      Conte pra gente como ficou.
      Um abraço, Helô

  6. 11

    Boa tarde Helô!!
    Posso substituí o leite por creme de leite? Preciso de uma massa úmida e brilhante , estou começando a comercializar p as amigas, obg e abraços

    • 12

      Audilene, boa tarde!
      Já usei creme de leite em receitas de bolo, mas sempre em quantidades menores, pois o teor de gordura é maior a a massa acaba ficando mais pesada. Além disso, como o custo do creme de leite também é maior, o preço sobe um bom tanto. Acho que usando leite integral você terá um resultado muito bom!
      Na verdade, a receita permite muitas variações e fica boa de qualquer jeito. Usando água e óleo, com um cacau em pó realmente bom, o bolo fica ótimo. Com leite integral e manteiga ele fica mais firme, mas com casquinha mais crocante … Tente algumas possibilidades e conte pra gente.
      Abraços, Helô e Ana

  7. 13
    • 14

      Scyla, bom dia!
      Sua pergunta é importante. O cacau em pó tem acidez, que precisa ser equilibrada pra conseguir uma massa macia, fofa e que cresça uniforme. Alguns, principalmente aqueles moídos de acordo com um processo antigo que se chama dutching (a separação entre manteiga e pasta, que virá pó é grande ). Esse cacau, que não é nem pior, nem melhor que o comum, é bem escuro, são mais alcalinos, enquanto outros são mais ácidos Cada é um , como não é possível precisar, a gente usa um pouco de bicarbonato pra manter esse equilíbrio.
      Abraços e conte sempre com a gente.
      Ana e Helô

  8. 15
    • 16

      Renata, boa noite!
      Gostosi demais saber que você oreparou o bolo, deu certo e você ficou feliz com o resultado! Esse bolo é muito bom , prático e versátil pelas possibilidades de substituição.
      Aproveite o nosso site e siga contando as novidades!
      Abraços, ANa e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *