Adicionar à minha lista

Bolo de castanhas e frutas

Ana Bacellar

Esse bolo vai muito bem com café ou chá num lanche da tarde ou logo cedo começando o dia. É dos bolos que eu gosto, fácil de preparar, delicioso e com ares de requinte.

Como eu adoro castanhas em geral e frutas secas e desidratadas, vira e mexe preparo a receita em casa. No fim do ano, época em que esses ingredientes fazem ainda mais sucesso, o bolo ainda vale como presente.

Na verdade, acho a receita perfeita pra presentear, pois é simples e rápida de fazer, assa bem em fôrmas de papel descartáveis e fica perfeita por uns 3 a 4 dias. Eu costumo assar em descartáveis, embrulhar em papel celofane, dar um laço com uma fita, colocar uma etiqueta e pronto.

Quanto ao rendimento, a receita rende 1 bolo grande, 2 bolos médio, uns 3 pequenos e uns 18 minis, tamanho muffin, super lembracinhas.

Na hora de preparar, basta bater as castanhas (do-Brasil/Pará, ou caju) no liquidificador com o açúcar pra triturar, depois juntar o iogurte, o óleo, os ovos e passar pra tigela com a farinha, o fermento e as frutas, misturar tudo, colocar nas fôrmas e pronto.

Adoro usar frutas tropicais e cítricas, que deixam o bolo “mais nosso”, por isso eu uso e abuso de banana passa, manga, abacaxi, goiaba, mamão desidratados, laranja e limão cristalizados.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de castanha- do-Brasil (300 g, ou 1 xícara já moída)
  • 1 xícara (chá) de iogurte natural (normalmente 1 e ¼ de copinho de 220 g)
  • 2/3 de xícara (chá) de óleo vegetal (160 ml)
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (15 g)
  • Raspas de ½ limão
  • 2 xícaras (chá) de uma mistura de frutas desidratadas e cristalizadas em cubinhos
  • Manteiga pra untar e farinha pra polvilhar se não for utilizar fôrmas descartáveis

Preparo

Aqueça o forno a 180º (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com farinha 1 fôrma grande pra bolo inglês (ou fôrma descartável), ou separe 18 forminhas descartáveis pra muffins.

Coloque o açúcar e as castanhas no liquidificador e bata até triturar. Junte o iogurte, o óleo, os ovos, a farinha e o fermento no liquidificador e bata até obter uma massa lisa.

Coloque as frutas numa tigela, junte 1 colher (sopa) de farinha, misture pra envolver e junte à massa. Acrescente as raspas de limão com uma espátula e despeje a massa na fôrma.

Leve ao forno e asse o bolo por uns 35min, até que esteja dourado, crescido, se soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *