Adicionar à minha lista

Bolo de caroço do Piauí

Ana Bacellar

O bolo de caroço do Piauí é um clássico do café da manhã e da merenda, como se diz por lá. Uma fatia do bolo de casca bem crocante e miolo macio e cremoso com uma xícara de café é uma delícia.

De fato, o resultado se parece bastante com pão de queijo, mas há duas diferenças básicas. A primeira está no ingrediente principal, que aqui não é polvilho, nem doce, nem azedo, e sim a tapioca granulada, aquela toda quebradinha usada também pra fazer cuscuz gelado. A segunda está no método, pois as receitas de pão de queijo tradicional fervem o líquido com óleo e escaldam o polvilho, e no bolo de caroço o processo é bem mais simples, basta juntar o leite em temperatura ambiente à tapioca, deixar hidratar por 5min, juntar os ingredientes restantes e assar.

Sinceramente, por mais que as receitas dissessem pra untar com óleo e contassem que o bolo desenformava bem, eu tive muitos problemas. Testei 4 vezes, em fôrmas pra pudim simples e básicas de alumínio e com teflon, mas grudava pelo menos em algum ponto. Pra evitar decepções, decidi assar numa assadeira média também untada com óleo e servir em pedaços, problema resolvido.

Parece um pão de queijo, só que um pouco mais crocante, pois a tapioca granulada deixa uns gruminhos.

Eu gostei, receita boa pra variar num lanche ou no café da manhã de um dia sossegado (você terá que acordar uma hora mais cedo pra servir, o que não é grave).

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de leite (360 ml)
  • 1 e ¾ de xícara (chá) tapioca granulada (250 g)
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 e ½ xícara (chá) de queijo meia cura ralado grosso (150 g)
  • Óleo pra untar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Unte bem com óleo uma assadeira média.

Coloque o leite e a tapioca numa tigela e deixe repousar por 5min, só mesmo até começar a amaciar. Não deixe mais tempo, pois a tapioca firma e a massa pesa.

Junte os ovos, o sal, a manteiga e misture até conseguir uma massa macia.

Acrescente o queijo e despeje na assadeira.

Asse por uns 35min, até que fique bem crescido, dourado e com a casca crocante.

2 Comentários

  1. 1
    • 2

      Oi, Maisa! Experimentei várias versões com e sem queijos, mas como adoro queijo acabei ficando com essa receita que postei. Mas dos dois jeitos são deliciosas! Bjs

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *