Adicionar à minha lista

Bolo de banana que eu adoro

Ana Bacellar

No Brasil, banana é a fruta de todo dia, quase toda cozinha tem uma penca. Quando elas amadurecerem de uma vez, é preciso inventar alguma coisa pra não as perder e bolo de banana costuma ser das soluções mais populares.

Normalmente, uso banana nanica, mas já usei prata (umas três equivalem a duas nanicas), usei ouro na praia, daquelas que a gente compra na estrada (umas seis equivalem a duas nanicas).

Receitas de bolo de banana não faltam, gosto de muitas delas, mas essa aqui é das minhas preferidas. A receita é clássica, aparece em muitos cadernos de receita e é simples de preparar, pois basta amassar as bananas com um garfo já numa tigela, misturar os outros ingredientes, colocar na assadeira e forno.

O bolo assa muito rápido, já que nem farinha de trigo leva (a farinha de rosca é pão torrado e esmigalhado, portanto já assado) e dá um bolo super macio.

Com farinha de rosca industrializada o bolo já fica bom, mas com aquelas de padaria ou com as caseiras, mais grossinhas e douradas, ele fica ainda melhor.

Como eu adoro canela, vivo juntado umas pitadas no momento em que amasso as bananas, mas é só uma sugestão. A canela polvilhada com açúcar no bolo pronto já resolve tudo, combina demais com banana.

Ingredientes

  • 2 bananas-nanicas grandes e bem maduras
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 1 ovo
  • ¼ de xícara (chá) de óleo vegetal (60 ml)
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca (120 g)
  • ½ colher (sopa) de fermento químico em pó
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de rosca, açúcar e canela em pó pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180°C (médio-alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média pra bolo inglês.

Com um garfo, amasse as bananas com o açúcar até virar uma pasta. Junte o ovo, o óleo, a farinha e o fermento.

Coloque na fôrma e asse por uns 30min, até crescer, dourar e soltar-se das laterais (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Deixe esfriar, desenforme e, na hora de servir, polvilhe com açúcar e canela.

17 Comentários

  1. 1
  2. 2
  3. 4
  4. 6
  5. 8

    Adorei a receita !!! Além de simples é deliciosa !! Fica super fofinha e o sabor da banana .. hummm Parabéns.. já fiz algumas receitas suas e aprovei !! Bjs

  6. 10
  7. 12
  8. 14
  9. 16

    Moro em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul e “descobri”você ao fazer um curso de bolo simples da Eduk. Foi uma benção! Amo suas receitas e sua generosidade em compartilhá-las. Muito agradecida e que Deus ilumine sempre o seu caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *