Adicionar à minha lista

Bolo de banana pra todo dia

Ana Bacellar

Receita de bolo de banana nunca é demais e bolo também é destino perfeito pra bananas que amadurecem de uma vez.

Tanto no site, como no canal youtube, a receita do bolo de banana que eu adoro, e eu adoro mesmo, está na lista das mais queridas. Ela leva farinha de rosca, banana amassada, açúcar, ovos, óleo, fermento e, no final, a polvilhada tentadora de açúcar com canela, é muito simples de preparar, pois é só de misturar.

Eu também gosto bastante da receita que vai aqui, bem diferente da outra e fácil de fazer. Dessa vez, uso farinha de trigo, iogurte e manteiga, que deixa a massa com um sabor e a cremosidade que só ela consegue dar.

Pra começar, misturo numa tigela a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal. Depois, numa outra tigela, coma batedeira (ou com um batedor de arame quando não tenho outro jeito), bato a manteiga e o açúcar até conseguir um creme fofo, então junto os ovos e as bananas amassadas. Em seguida, incorporo o iogurte, os secos, coloco na fôrma e forno.

Acho lindas as fatias do bolo preparado numa fôrma pra bolo inglês, mas nada impede que se asse numa fôrma pequena com buraco no meio.

A receita não é grande e o bolo acaba num estalar de dedos, mas ele fica macio por uns 3 dias.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (180 g)
  • ½ colher (chá) de fermento químico em pó
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de sal
  • 125 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 2 ovos
  • 2 bananas-nanicas grandes e bem maduras amassadas com um garfo
  • ½ xícara (chá) de iogurte natural (100 g)
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180°C (médio-alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média pra bolo inglês.

Numa tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, reserve.

Numa tigela média, e com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até conseguir uma mistura cremosa.

Junte os ovos e a banana, espere incorporar, acrescente o iogurte e, em duas etapas, adicione os secos e continue batendo apenas até obter uma massa homogênea.

Coloque a massa na fôrma e asse por uns 45min, até crescer, dourar e soltar-se das laterais (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Deixe amornar, desenforme e sirva em fatias.

O bolo se conserva bem por uns 3 dias. Pode parecer gulodice, mas com uma camada fina de manteiga o bolo também fica delicioso.

2 Comentários

  1. 1

    Como adorei tudo o que li de suas palavras e receitas, e livros que comprei, estou precisando encontrar a origem da receita de torta de banana, uma dica onde pesquisar? Sucesso sempre, obrigado

    • 2

      Oi, Luiz! Olha, é difícil saber com certeza… A maior parte das vezes é adaptação de receita portuguesa a um ingrediente local. Há livros de história de alimentação, mas não garanto que vá encontrar especificamente a receita. Te desejo sorte na sua procura e se encontrar, por favor, conte pra gente, fiquei curiosa! bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *