Adicionar à minha lista

Bolo bem cremoso de chocolate

Ana Bacellar Bolo bem cremoso de chocolate

Esse bolo bem cremoso de chocolate é muito bom e acaba num minuto. Num minuto mesmo, mal dá tempo de esfriar, já que ele é maravilhoso ainda quente. Por cima ele fica com jeito de bolo, com a massa que se esfarela e por baixo ele fica úmido e quase que um pudim.

Por ficar tão bom quente e ser cremoso demais, desisti de preparar o bolo numa assadeira ou mesmo numa fôrma de abrir e resolvi usar um refratário pra assar e servir. pra desenformar.

Use o melhor chocolate meio-amargo que puder um bom cacau em pó pra conseguir aquele bolo com muito gosto e muito aroma de chocolate que é o sonho de quem ama chocolate. A receita funciona com chocolate ao leite e com chocolate em pó, apesar do chocolate perder um tanto da intensidade e do bolo ficar um pouco mais doce, mas não diminua mais o açúcar, pois ele faz parte da estrutura do bolo.

O preparo é simples demais, basta aquecer e derreter a maior parte dos ingredientes numa panela e retirar do fogo uns 2min depois de ferver, então juntar a mistura da farinha com o cacau em pó e o fermento, depois misturar os ovos.

Asse o bolo em temperatura baixa (uns 160ºC, médio baixo) pra conseguir o efeito desejado.

Uma boa essência de baunilha faz muita diferença e tem tudo a ver com chocolate. Experimente fazer as suas essências em casa, basta seguir as nossas dicas do post essências incríveis.

Se você, como eu, ama chocolate, tenho certeza de que a receita do bolo bem cremoso de chocolate vai passar a fazer parte da sua cozinha rapidinho.

Como o bolo é bem úmido, acho que ele não precisa de calda, mas se quiser muito uma calda prepare uma receita da calda rapidinha de chocolate.

A polvilhada final de açúcar de confeiteiro faz com que o bolo fique lindo e irresistível.

Pra hora da sobremesa, sirva o bolo com uma colherada farta de creme de leite batido em chantilly ou com uma bola de sorvete de baunilha de verdade.

Ingredientes

  • 200 g de chocolate meio-amargo em pedaços médios
  • 250 g de manteiga gelada em pedaços
  • 1 e ¼ de xícara de açúcar (185 g)
  • 1 e 1/3 de xícara de leite (320 ml)
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha (veja o nosso post essências incríveis)
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo (180 g)
  • 1/3 de xícara de cacau em pó (40 g)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 ovos
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar
  • Açúcar de confeiteiro pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 160º(médio-baixo).

Unte com manteiga e polvilhe com farinha um refratário médio (uns 20x30cm ou um redondo de uns 22cm).

Numa panela média, aqueça o chocolate em pedaços, a manteiga, o açúcar, o leite e a baunilha e, sem parar de mexer, espere ferver por uns 2min, apenas até derreter totalmente e conseguir um creme brilhante.

Retire a mistura do fogo, deixe amornar por 5min e misture a farinha com o cacau em pó e o fermento até obter uma massa homogênea. Em seguida, misture os ovos.

Despeje tudo no refratário e leve ao forno.

Asse o bolo por uns 45min, até que esteja crescido e se soltando das laterais, mas se enfiar um palito no centro ele ainda sairá úmido.

Retire o bolo do forno e, se quiser servir ainda quente, deixe amornar por 10min, polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve à mesa.

Ele também fica delicioso em temperatura ambiente. Vai bem com sorvete de baunilha de verdade ou com creme de leite batido em chantilly.

O bolo se conserva bem por uns 2 dias fora da geladeira. Se quiser, aqueça novamente por 15 a 30s no micro-ondas antes de servir.

7 Comentários

  1. 1

    Olá Helô!! Este bolo parece ser bem gostoso.
    Fiquei na dúvida de se devo
    bater os ovos antes de juntá-los à massa para evitar o gosto forte de ovo no bolo? E se chocolate 70% é considerado meio amargo. Muito obrigada!

    • 2

      Desirée, bom dia!
      Não batemos os ovos e não sentimos gosto de ovo, mas se isso te incomoda muito, você pode bater um pouco.
      O chocolate 70% é mais pra amargo e não derrete tão bem como os 60%. Você pode usar meio a meio.
      Conte depois pra gente como ficou o seu bolo.
      Abraços, Ana e Helô

  2. 3
  3. 5
  4. 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *