Adicionar à minha lista

Bolo bem abacaxi

Ana Bacellar

Como eu gosto de comprar um abacaxi lindo, com aquela coroa maravilhosa, abrir e sentir o perfume incrível, o sabor indescritível e a doçura que só ele tem.

Abacaxi vai bem, pra comer só ele e pronto, na salada de fruta, como picolé, numa salada salgada e em outros pratos salgados e quentes, daqueles com ares tropicais. Dá sucos e batidas ótimos e é perfeito em recheios de tortas e doces.

Quando eu era menina, não havia mesa de aniversário sem docinho de abacaxi, muitos bolos eram feitos com a fruta e era comum fazer pudim de abacaxi. Além de tudo isso, eu tenho um carinho muito grande por ele, pois aprendi a descascar abacaxi com uns seis anos, a minha primeira grande aventura com uma faca de cozinha.

Queria um bolo que tivesse muito gosto de abacaxi, que não fosse só uma camada de abacaxi caramelizado na base. Procurei e testei muitas receitas, muitas mesmo, algumas levavam abacaxi na massa, mas algumas eram bem esquisitas, pediam corantes, aromatizantes, pó pra pudim, as poucas que pediam abacaxi não ficaram nota 10, e eram daquelas que me irritam falando de “meio abacaxi”, como se todos fossem iguais.

Juntei mil ideias e cheguei ao meu bolo bem abacaxi, com abacaxi na massa e pedaços de abacaxi caramelizado. Usei o mínimo possível de açúcar e acho que consegui um equilíbrio. Um bolo bem verão, ainda mais com uma bola de sorvete.

Ingredientes

  • 2 xicaras (chá) de abacaxi fresco em cubinhos (uns 350 g)
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de açúcar (185 g)
  • ½ xícara (chá) de óleo (120 ml)
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
  • 1 ½ colher (chá) de fermento químico
  • 1 pitada de sal
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o abacaxi e meia xícara de açúcar numa panelinha e deixe em fogo baixo por uns 10min, até que o abacaxi comece a ficar brilhante e translúcido, perdendo a textura de cru.

Nessa hora, retire metade do abacaxi da panela e coloque no copo do liquidificador, reserve. Deixe a outra metade na panela e mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até o caldinho secar e os pedaços de abacaxi ficarem dourados e começando a caramelizar, reserve.

Aqueça o forno a 180ºC (médio alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média.

Coloque o restante do açúcar, o óleo, o ovo, a baunilha, a farinha, o fermento e o sal no liquidificador e bata até conseguir uma massa homogênea. Transfira a massa pra assadeira e por cima espalhe o abacaxi dourado.

Asse o bolo por uns 35min, até que esteja crescido, dourado, firme e se soltando das laterais da assadeira (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). Deixe o bolo esfriar sobre uma grelha, desenforme e sirva.

10 Comentários

  1. 1
  2. 3
  3. 5
    • 6

      Beatriz, boa noite! Eu, que adoro abaxi, e pelo visto você também, acho o bolo delicioso. Experimente e conte depois como ficou. Abraços, Ana e helô

  4. 7

    Oi, Helô! Eu fiz, a massa fica super macia e gostosa. Mas o abacaxi caramelado ficou todo embaixo. Sabe o que pode ser? Será que minha forma era maior que a receita? Obrigada!

    • 8

      Denise, bom dia! Às vezes isso acontece, pode ser a fôrma ou o açúcar daquela fruta é mais intenso e acaba grudando. Isso acontece com todo mundo, nas confeitarias mais chiques do mundo, pode acreditar. Em casa, nem sei quantas vezes já tive que pegar com cuidado um pedacinhos grudados de abacaxi, de banana e de outra fruta da assadeira e fazer um “remendo”.
      Vá contando pra gente!
      Abraços, Helô

      • 9
        • 10

          Sempre falo que a gente tem que respirar fundo quando essas coisas acontecem e dar um jeito … A vida é assim. Se o pudim quebrar, a solução será colocar o creme nuns potinhos (ou em taças bem chiques), regar com a calda e servir.
          O que importa é que ficou gostoso! bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *