Adicionar à minha lista

Bolo amanteigado de mel

Cake au miel - Pound cake

Feito com:
Ana Bacellar bolo amanteigado de mel

Não é segredo que eu sou apaixonada por mel e quando o mel vira um bolo amanteigado de mel ele fica ainda melhor.
Também não é novidade que eu adoro manteiga e que os bolos amanteigados, como um simples cake au sucre ou quatre quart ou pound cake, estão no topo da lista dos meus preferidíssimos.

São bolos saborosos, macios por dentro e com uma casquinha crocante e brilhante por fora que é pura tentação e acompanham um café ou um chá daquele jeito mais que perfeito.

Pra chegar ao bolo de hoje, eu parti da minha receita de bolo amanteigado de baunilha, que é ultra clássica, mas já com as adaptações modernas, quer dizer, não é mais exatamente aquele bolo que levava quantidades iguais de farinha, açúcar, manteiga e ovo que não levava fermento, crescia e ficava fofo por se bater muito a massa. Os bolos amanteigados de hoje já têm proporções um pouco diferentes, levam um pouco de fermento e costumam ser batidos na batedeira (outra vida!!).

Mantive as quantidades de manteiga, ovos, farinha e fermento e passei a mexer com o açúcar. Como eu já sabia que só com mel a receita não funcionaria, o meu objetivo seria encontrar o equilíbrio entre o tanto de açúcar suficiente pra dar estrutura ao bolo com o mel necessário pra ter sabor e aroma de mel. Fiz uns 3 testes até chegar ao tal equilíbrio e fiquei com 1 e 1/3 de xícara de açúcar mais 1/3 de xícara de mel. Podem até pensar que 1/3 de xícara de mel não é muito, mas o bolo fica com gosto de mel pra valer e com sabor delicioso, além de um perfume delicado demais. Na verdade, saindo do forno o bolo ficou com um perfume tão maravilhoso e irresistível que os 10 minutos que esperei pra ele amornar, então desenformar e fatiar pareceram uma eternidade.

Não polvilhei o bolo pronto com açúcar de confeiteiro porque a estrela do bolo é o mel.

Usei mel da Mbee, que é delicioso!

Que bolo amanteigado de mel bom!!

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 e 1/3 de xícara de açúcar (200 g)
  • 1/3 de xícara de mel (100 g)
  • 200 g de manteiga temperatura ambiente
  • 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média pra pudim ou pra bolo inglês.

Com a batedeira, bata os ovos, o açúcar, o mel e a manteiga até obter um creme homogêneo e fofo.

Junte 1/3 da farinha, bata até incorporar, acrescente mais 1/3 e também espere incorporar, então junte o último 1/3 de farinha e o fermento e bata só por mais 1min, até a massa encorpar.

Coloque a massa na fôrma e alise, pois ela é pesada.

Asse por 45 a 50min, até que o bolo esteja bem crescido, dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire do forno, deixe amornar e desenforme.

Sirva morno ou em temperatura ambiente.

O bolo se conserva bem por uns 3 dias, mas com certeza não durará todo esse tempo.

4 Comentários

  1. 1
    • 2
  2. 3
    • 4

      Giuliane, boa tarde!
      Pode sim, mas é importante saber que sendo um bolo da família dos amanteigados, o sabor da manteiga é muito importante e a falta dela fará bastante diferença no sabor e no aroma do bolo.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *