Não é segredo que eu sou apaixonada por mel e quando o mel vira um bolo amanteigado de mel ele fica ainda melhor.
Também não é novidade que eu adoro manteiga e que os bolos amanteigados, como um simples cake au sucre ou quatre quart ou pound cake, estão no topo da lista dos meus preferidíssimos.
São bolos saborosos, macios por dentro e com uma casquinha crocante e brilhante por fora que é pura tentação e acompanham um café ou um chá daquele jeito mais que perfeito.
Pra chegar ao bolo de hoje, eu parti da minha receita de bolo amanteigado de baunilha, que é ultra clássica, mas já com as adaptações modernas, quer dizer, não é mais exatamente aquele bolo que levava quantidades iguais de farinha, açúcar, manteiga e ovo que não levava fermento, crescia e ficava fofo por se bater muito a massa. Os bolos amanteigados de hoje já têm proporções um pouco diferentes, levam um pouco de fermento e costumam ser batidos na batedeira (outra vida!!).
Mantive as quantidades de manteiga, ovos, farinha e fermento e passei a mexer com o açúcar. Como eu já sabia que só com mel a receita não funcionaria, o meu objetivo seria encontrar o equilíbrio entre o tanto de açúcar suficiente pra dar estrutura ao bolo com o mel necessário pra ter sabor e aroma de mel. Fiz uns 3 testes até chegar ao tal equilíbrio e fiquei com 1 e 1/3 de xícara de açúcar mais 1/3 de xícara de mel. Podem até pensar que 1/3 de xícara de mel não é muito, mas o bolo fica com gosto de mel pra valer e com sabor delicioso, além de um perfume delicado demais. Na verdade, saindo do forno o bolo ficou com um perfume tão maravilhoso e irresistível que os 10 minutos que esperei pra ele amornar, então desenformar e fatiar pareceram uma eternidade.
Não polvilhei o bolo pronto com açúcar de confeiteiro porque a estrela do bolo é o mel.
Usei mel da Mbee, que é delicioso!
Que bolo amanteigado de mel bom!!
Ingredientes
- 4 ovos
- 1 e 1/3 de xícara de açúcar (200 g)
- 1/3 de xícara de mel (100 g)
- 200 g de manteiga temperatura ambiente
- 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- Manteiga pra untar
- Farinha de trigo pra polvilhar
Preparo
Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média pra pudim ou pra bolo inglês.
Com a batedeira, bata os ovos, o açúcar, o mel e a manteiga até obter um creme homogêneo e fofo.
Junte 1/3 da farinha, bata até incorporar, acrescente mais 1/3 e também espere incorporar, então junte o último 1/3 de farinha e o fermento e bata só por mais 1min, até a massa encorpar.
Coloque a massa na fôrma e alise, pois ela é pesada.
Asse por 45 a 50min, até que o bolo esteja bem crescido, dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Retire do forno, deixe amornar e desenforme.
Sirva morno ou em temperatura ambiente.
O bolo se conserva bem por uns 3 dias, mas com certeza não durará todo esse tempo.
Simplesmente maravilhoso ❤❤
Obrigada por compartilhar essa receita.
Mara, boa tarde!
Delicioso saber que você gostou do bolo e que ele já passou a fazer parte da sua cozinha.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Hum, deve ser maravilhoso.
Ansiosa para fazer.
Pode usar margarina no lugar da manteiga?
Giuliane, boa tarde!
Pode sim, mas é importante saber que sendo um bolo da família dos amanteigados, o sabor da manteiga é muito importante e a falta dela fará bastante diferença no sabor e no aroma do bolo.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô