Adicionar à minha lista

Bolo amanteigado com baunilha (cake au sucre – pound cake)

Ana Bacellar

Esse bolo é o máximo, é o bolo que eu preparo quando estou com vontade de comer um bolo delicioso e caseiro. É um simples cake au sucre ou um pound cake, que é saboroso, macio e com o sabor delicioso e intenso da manteiga. Acompanha o cafezinho com perfeição, pois a riqueza da manteiga e se mescla ao café e, juro, dá pra sentir até o gosto único de um café com leite.

Há muito tempo, quando o bolo nasceu, na França ele se chamava quatre quarts e pound cake no mundo inglês, já que a receita levava partes iguais de farinha, ovo, manteiga, açúcar e só. Sem fermento, o volume e a consistência leveza do bolo, que mesmo sendo denso crescia e tinha leveza, vinha da massa batida da massa com vigor. Usava-se uma espátula, um batedor de arame ou uma batedeira manual, mas o certo é que se batia muito! Com o tempo, as medidas mudaram um pouco, passou-se a juntar um pouco de fermento químico a massa pra que ela crescesse e ficasse macia com mais facilidade, mas o método segue o mesmo, apenas com a grande ajuda da batedeira elétrica.

Ao contrário do que muita gente pensa, a receita é fácil de preparar, depende apenas de alguns cuidados. A manteiga tem que estar em temperatura ambiente e ser bem batida com o açúcar e os ovos até conseguir uma mistura cremosa, a farinha tem que entrar na massa aos poucos (eu incorporo em 3 partes), a massa tem que ser batida até encorpar, mas sem excessos. Eu faço tudo na tigela da batedeira, mas dá tranquilamente pra preparar a massa numa tigela batendo com um batedor de arame ou com uma espátula. A temperatura do forno a uns 160ºC (médio-baixo) é essencial pra se alcançar um bom resultado, já que o bolo é mais denso e leva mesmo um tempo pra assar, ganhando consistência, volume e criando a casquinha irresistível, brilhante e linda demais.

A receita não é grande, preenche uma fôrma média pra pudim ou uma de bolo inglês de no máximo 20 cm. Quando quero fazer um bolo maior e usando uma fôrma mais especial, preparo uma receita dupla.

Pra aromatizar o bolo, nada como uma boa baunilha, tanto as raspas de uma faca, como uma boa essência natural (prepare as suas essências usando as dicas do post essências incríveis). Mas, pra variar, é só substituir a baunilha por raspas de um limão ou de uma laranja ou de uma mexerica e pincelar o bolo pronto e quente com o suco da fruta escolhida misturado com um pouco de açúcar e conseguir aquela cobertura açucarada irresistível. E, se me dá vontade de comer um bolo de nozes, avelãs, pistaches, uva-passa ou damasco, separo uma xícara da fruta escolhida, ou de um mix, aqueço numa frigideira seca até perfumar, deixe esfriar e junto à massa. Uma receita que permite inúmeras variações. Quando junto pouquinho de canela à massa, costumo polvilhar o bolo pronto com açúcar e canela.

Pra completar, além da versatilidade, pois ele vai bem no café da manhã, num lanche da tarde, com chá, com leite e com café, ainda pode se transformar numa sobremesa e tanto. Como sobremesa, costumo servir uma fatia regada com calda de chocolate (calda de chocolate rapidinha), ou com calda de frutas vermelhas, ou calda de caramelo, com uma bola de sorvete (sorvete de baunilha de verdade).

Vale muito a pena experimentar e pode parecer exagero, mas geleia e manteiga deixam o bolo ainda melhor.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 e 2/3 de xícara (chá) de açúcar (200 g)
  • 200 g de manteiga temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de essência natural de baunilha (essências incríveis - 15 ml)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • ¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média pra bolo inglês ou pudim.

Com a batedeira, bata os ovos, o açúcar e a manteiga até obter um creme homogêneo e fofo.

Junte a baunilha (se quiser, acrescente também ½ colher de chá de canela em pó), a farinha, o fermento e o bicarbonato e bata até conseguir uma massa lisa.

Coloque a massa na fôrma.

Asse por uns 45min, até que o bolo esteja bem crescido, dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire do forno, deixe amornar e desenforme.

Se quiser, polvilhe o bolo pronto com açúcar e canela.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *