Adicionar à minha lista

Bolinhos crocantes de batata

Hashbrows

Ana Bacellar Bolinhos crocantes de batata

A receita de bolinhos crocantes de batata, ou hashbrowns, é perfeita pro dia a dia e sempre agrada. Eles ficam crocantes por fora, macios por dentro e as crianças amam.

No mundo inglês, a receita aparece muito nos cafés da manhã. Outros povos, como os franceses com os paillassons e os suíços com os rostis, que têm as suas semelhanças, servem os bolinhos acompanhando carnes em geral ou com uma salada ou como prato principal de uma refeição vegetariana e por aqui acontece o mesmo.

Em casa, costumo preparar como acompanhamento ou como prato de verão só como uma salada com folhas e tomates temperada com um dos nossos molhos de salada. Crianças adoram e, com o ketchup caseiro, elas comem batata de um jeito gostoso e com um molho saudável.

A receita é bem simples, mas pra dar certo tem os seus truques. Não é difícil encontrar bolinhos quase que queimados e secos por fora e ainda com gosto de batata crua no centro. Pra evitar esses problemas, é preciso seguir alguns passos.
O primeiro passo da receita é descascar e ralar as batatas, colocando a batata já ralada pra uma tigela com água pra não escurecer.

Depois de ralada, há que se movimentar a batata na água por mais ou menos 1min pra que ela solte o excedente de amido. Em seguida, batata vai pra um pano de prato fechado como uma trouxa e é preciso torcer bastante pra batata enxugar e o máximo possível de líquido ir embora.

Chega a hora de ir pro fogo e há basicamente 2 métodos.

O método mais básico pede simplesmente pra aquecer manteiga, ou manteiga com um fio de óleo ou só óleo numa frigideira, temperar a batata com sal, pimenta e mais o que quiser, fazer montinhos, achatar com uma espátula, cozinhar em fogo baixo por uns minutos até dourar de um lado, então virar pra dourar do outro e servir. Mas eu, sinceramente, não gosto desse jeito de preparar, acho que os bolinhos nem sempre ficam gostosos por dentro, e ainda ficam secos por fora.

Em casa, faço da outra forma, que também é bem fácil, apenas tem 2 etapas de cozimento. Na primeira etapa, a batata vai pra frigideira com um pouco de manteiga ou de óleo por uns 5min, até murchar e perder o jeito de batata crua. Em seguida, a batata vai pra uma tigela e fica amornando por uns 15min, e a frigideira fica lá pra ser usada na finalização.

Quando a batata amorna, basta juntar sal, pimenta, páprica e farinha de trigo e misturar até conseguir uma pasta grossa. Depois, só pegar porções de umas 2 colheres (sopa) da massa e moldar bolinhos achatados e com mais ou menos 1,5 cm de espessura.

Uns 10min antes de servir, só cobrir o fundo da frigideira com uma camada fina de óleo, aquecer por uns 30s e colocar metade dos bolinhos na frigideira e, mantendo fogo médio, deixar dourar por uns 3min de um lado (até dourar nas bordas), virar e dourar por mais uns 3min do outro lado, escorrer por 1min sobre papel absorvente, fritar os demais e servir.

Se quiser, acrescente ¼ de xícara de queijo parmesão ralado.

Gosto de usar manteiga na hora de murchar a batata ralada porque acho o gosto delicioso, mas não é fundamental. Dá pra usar apenas óleo e assim a receita passa a ser vegana.

Os bolinhos crocantes de batata são simples, né? E muito bons!

Ingredientes

  • 800 g de batata
  • 1 colher (chá) de sal ou a gosto
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • 1/3 de xícara de farinha de trigo
  • 25 g de manteiga (ou deixe de lado e use apenas óleo)
  • Óleo vegetal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Coloque água numa tigela que acomode as batatas, reserve.

Descasque e rale as batatas num ralador grosso e passe pra tigela com a água.

Em seguida, movimente a batata na água por mais ou menos um minuto pra soltar o excedente de amido e descarte a água esbranquiçada.

Coloque toda a batata ralada no meio de um pano de prato limpo, feche como uma trouxa e torça bastante pra batata enxugar e o máximo possível de líquido ir embora.

Coloque a manteiga (ou um fio de óleo) numa frigideira grande e aqueça.

Junte toda a batata ralada e mexa até umedecer, depois deixe em fogo baixo por uns 5min, mexendo de minuto em minuto, até murchar e perder o jeito de batata crua.

Transfira a batata pra uma tigela grande e reserve a frigideira pra fritar os bolinhos.

Deixe a batata amornar por uns 10min, mexendo de vez em quando pra amornar mais rápido. Junte sal, pimenta, a páprica e farinha de trigo e misture até obter uma pasta grossa e homogênea.

Pegue porções de umas 2 colheres (sopa) da massa e molde uns 12 bolinhos achatados com mais ou menos 1,5 cm de espessura.

Uns 10min antes de servir, cubra o fundo da frigideira com uma camada fina de óleo e aqueça por uns 30s.

Coloque uns 6 bolinhos na frigideira e, em fogo médio, deixe dourar por uns 3min de um lado (até dourar nas bordas), depois vire para dourar por mais uns 3min do outro lado.

Coloque os bolinhos fritos sobre papel absorvente por no máximo 1min, depois eles começam a grudar no papel e transfira pra travessa de servir. Prepare os demais da mesma forma.

Sirva os bolinhos com salada com folhas e tomates temperada com um dos nossos molhos de salada e ketchup caseiro.

1 Commentário

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *