Adicionar à minha lista

Biscotinho de fécula de batata

Ana Bacellar

Quem gosta de biscoitinhos muito crocantes e que se desmancham na boca precisa preparar essa receita, que é bem antiga e tradicional, aparece em muitos cadernos de mães, avós, tias e bisavós, é simples de preparar e leva apenas 5 ingredientes (contando a pitada de sal!).

Quando “preciso” comer um biscoitinho crocante por fora mas daqueles que se desmancham na boca, eu penso, penso, mas sempre caio na receita do sequilho de fécula de batata.

No supermercado, a fécula de batata costuma ficar ao lado do polvilho e da farinha de trigo e vem em caixinhas de uns 200 g, exatamente a quantidade necessária pra receita. A fécula deixa os biscoitos deliciosos e com consistência perfeita.

Quanto ao formato, eu adoro preparar coraçõezinhos, que, apesar de darem um pouquinho de trabalho, ficam lindos e com a textura perfeita, mais sequinhos nas bordas e com a parte central gordinha mais consistente. Quando a pressa e a preguiça falam mais alto, faço bolinhas e achato ou abro a massa com o rolo sobre uma superfície enfarinhada, corto com cortadores variados. Se quero casadinhos, escolho uma pasta cremosa, como doce de leite, goiabada, bananada, ganache de chocolate, cocadinha bem mole ou geleias e recheio de 2 em 2.

Algum pulo do gato? Sim, um “pulinho”: como não há líquidos ou ovos na relação de ingredientes, a manteiga precisa estar bem cremosa e em temperatura ambiente, mas não derretida, pra ligar tudo com perfeição e deixar a massa macia e maleável, perfeita pra moldar e, depois, comer. Quando está dura e gelada, a manteiga e os demais ingredientes viram uma farofa úmida que não dá a liga necessária pra moldar e as gotas de água que resolveriam o problema deixam o biscoito menos crocante; e quando está derretida a massa fica oleosa, muito mole e a textura do biscoito fica sofrível. O biscoito é tão bom que o pote se esvazia num piscar de olhos, mas como ele é muito seco, se estiver num lugar bem fechado – e escondido -, ele durará uns 10 dias.

Ingredientes

  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente e bem macia
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de fécula de batata (1 caixa de 200 g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (180 g)
  • 1 pitada de sal
  • Manteiga pra untar

Preparo

Coloque a manteiga, o açúcar, a fécula, a farinha e o sal numa tigela e comece a trabalhar com as mãos. Logo de cara, os ingredientes se transformarão numa farofa grossa, que dará a impressão de seca, mas RESISTA, não junte qualquer gota de líquido, apenas continue trabalhando com as mãos até a manteiga amolecer e dar consistência à massa, que ficará macia e deliciosa de modelar.

Há três possibilidades pra moldar os biscoitos. A mais simples e rápida: abra a massa com um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha até ficar com uns 5 mm de espessura (grossinha mesmo), e corte com cortador no formato desejado. A segunda é o sequilho clássico: molde rolinhos de massa com mais ou menos 1 cm de espessura, corte em cilindros de uns 2 cm, como pra gnocchi, e achate com o garfo. A terceira, embora mais trabalhosa, é a mais linda, a minha “preferida” e sempre encanta: pegue uma porção de massa com uma colher de chá e, com as mãos, enrole pra conseguir um cilindro grossinho e com uns 3 cm, então dobre a meio pra formar um U, aproxime pra unir as pontas, aperte a base arredondada com delicadeza pra fazer o bico e arredonde as pontas pra chegar ao formato de coração.

Espalhe os biscoitos numa assadeira untada deixando 1 cm livre entre eles, pois não crescem muito, e leve à geladeira por uns 10min, enquanto o forno aquece a 200ºC (alto).

Asse os biscoitos por uns 10min, até que estejam sequinhos e dourados nas bordas. Retire do forno, deixe amornar por uns 2 a 3min, solte os biscoitos da assadeira com uma espátula, deixe esfriar totalmente e guarde num pote bem fechado por até 10 dias.

4 Comentários

  1. 1
    • 2

      Oi, Maria! Existem receitas de biscoitinhos com leite condensado, mas esse é com açúcar e pra usar o leite condensado teria adaptada, pois ele é cremoso, então seria melhor ficar com o açúcar. Bj

      • 3

        Boa tarde, eu posso trocar a manteiga por margarina? E seria com ou sem sal? Este biscoitinho fica igual a sequilhos? Você tem receita de sequilhos? Eu amo sequilhos. 🙂
        Muito obrigada.

        • 4

          Oi, Claudia! Uso manteiga por sabor e por textura, mas margarina sem sal também dará bom resultado. Ele se parece com o sequilho, se desmancha, mas não usei coco ralado. Se quiser acrescentar 100g de coco seco ralado fininho vai ficar bem gostoso! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *