Adicionar à minha lista

Biscoitos deliciosos de gengibre

Dos nem sei quantos biscoitos de gengibre que testei e experimentei, fiquei com 3 versões deliciosas e bem diferentes entre elas. Sempre ouço as opiniões do meu marido, das nossas filhas e de quem aparece na cozinha e os biscoitos comprovaram que gosto não se discute mesmo. Em casa, por exemplo, eu fiquei com a receita que vai aqui, que é crocantíssima, já o meu marido escolheu a do biscoito mais gordinho e macio e a Ana adorou os biscoitos bons de cortar com cortador, que ficam firmes por fora e levemente macios no centro.

A massa desses biscoitos, que chamei de deliciosos (os meus preferidos), é macia e fácil de modelar, basta pegar porções de massa com 1 colher (chá) e enrolar uma bolinha. Pra deixar o biscoito ainda mais crocante, basta achatar de leve a bolinha, passar um dos lados pelo açúcar cristal e colocar na assadeira com o lado açucarado pra cima, depois achatar mais um pouco pra conseguir um disco fino. É essencial deixar uns 5 cm de espaço livre entre as bolinhas, pois elas se espalham no forno.

No forno tudo é rápido, os biscoitos assam em mais ou menos 10min. É importante retirar a assadeira do forno assim que os biscoitos estiverem dourados nas bordas, mas ainda claros por cima, pois se ficarem demais no forno eles endurecerão demais (saem maleáveis do forno e firmam quando esfriam).

Os biscoitos são ótimos pra presentear e, guardados num pote bem fechado, ficam gostosos por uns 10 dias semana.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de cravo em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 pitadas de sal
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar comum (100 g)
  • 2 colheres (sopa) de melaço de cana (30 ml)
  • 1 ovo
  • 75 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar cristal ou demerara pra polvilhar (aproximadamente)

Preparo

Numa tigela média, misture a farinha, o gengibre, a canela, o cravo, o bicarbonato, o sal e o açúcar comum. Junte a manteiga, o melaço e o ovo e misture até conseguir uma massa homogênea e bem macia.

Separe e forre com tapete de silicone ou papel manteiga duas assadeiras grandes.

Polvilhe ligeiramente as mãos com farinha, pegue porções de massa com uma colher (chá) e molde bolinhas. Passe um dos lados de cada bolinha pelo açúcar cristal ou demerara, coloque na assadeira com o lado açucarado pra cima e achate pra conseguir uma bolacha da espessura de uma casca de banana.

Leve as assadeiras à geladeira por uns 10min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).

Asse os biscoitos por 8 a 10min, até que estejam dourados nas bordas (eles firmam quando esfriam).

Retire os biscoitos do forno, aguarde uns 2min e, com a ajuda de uma espátula, transfira todos eles pra uma grade pra esfriar.

Guarde os biscoitos frios num pote com tampa por até 10 dias.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *