Adicionar à minha lista

Biscoitos amanteigados com chantilly e frutas vermelhas

Receita de shortbread

Biscoitos amanteigados com chantilly e frutas vermelhas - Por Ana Bacellar Biscoitos amanteigados com chantilly e frutas vermelhas

Adoro esses biscoitos doces amanteigados com chantilly e frutas vermelhas. São fáceis de preparar e o sucesso é garantido.

Receitas não faltam e os ingleses e os escoceses costumam dizer que os seus são os melhores. Já comi ótimos nessa região e gosto de todos, desde que preparados com manteiga pra valer. Ela é a alma dos biscoitos e faz com que fiquem crocantes e leves.

Pesquisei muito e fiz nem sei quantas versões até chegar à receita de hoje.

Os testes da receita de biscoitos

Experimentei com manteiga em temperatura ambiente, com manteiga gelada e com manteiga derretida (há receitas assim). Fiquei com a versão que leva manteiga macia e em temperatura ambientes, pois os biscoitos ficaram crocantíssimos e leves. Com a manteiga derretida eles ficaram pesados e com a manteiga gelada o resultado foi bom, mas eles ficaram menos estaladiços, mais com jeito de massa de torta.

Quanto ao açúcar, uns escolhem o açúcar normal e outros o de confeiteiro. Eu fiquei com o comum, que deixou os biscoitos amanteigados mais leves e com boa doçura. Como o açúcar de confeiteiro tem açúcar e um pouco de amido de milho, a massa ficou mais firme e não tão leve. Tentei diminuir um tantinho de farinha pra compensar, mas não gostei do resultado. E até dei chance às versões que pedem um pouco de amido de milho ou de farinha de arroz, mas achei que a farinha de trigo deu resultados mais emocionantes.

Os ingredientes dos biscoitos

O biscoito é maravilhoso apenas com manteiga, açúcar, sal e farinha, mas também pode levar 1 colher (chá) de essência de baunilha, raspas de 1 limão ou de 1 laranja, 1 a 2 colheres (sopa) de pedacinhos cristalizados de cítricos ou de gengibre, pitadas de gengibre em pó, canela, cardamomo, noz-moscada ou alcarávia que era a escolha perfeita dos escoceses há uns 400 anos). ou o que quiser.

O preparo

A massa é muito simples de preparar, basta misturar a manteiga com o açúcar e o sal até conseguir um creme macio. As mãos são perfeitas, pois com a batedeira a manteiga fique aerada demais e o biscoito termina mais pesado. Em seguida, só incorporar a farinha e trabalhar até ficar uma bola. O importante é deixar a massa firmar na geladeira por umas 2h antes de modelar.

Modelando os biscoitos

Na hora de modelar, abra um disco de massa com 1 cm de espessura se quiser triângulos, como pizza; ou espalhe a massa com as mãos numa assadeira pequena fazendo uma camada também grossinha e uniforme pra conseguir biscoitos retangulares. Dá também pra usar um cortador ou cortar os biscoitos antes de assar, mas hoje fiz um disco.

Pra deixar os biscoitos com as bordas certas e retas, basta marcar a massa ainda crua com a faca no formato desejado e, depois de assar, terminar de separar os pedaços. Pra charme extra aos biscoitos triangulares, só pressionar a borda com um garfo. E pra garantir biscoitos bem chatos e nada estufados, também dá pra perfurar a massa crua com um garfo em vários pontos.

Em seguida, a massa volta pra geladeira por mais 1h pra firmar e gelar bem antes de assar em forno médio baixo (uns 160ºC) por uns 30min. Eles saem do forno levemente dourados e crocante só nas bordas. Se assados em disco ou em placa, devem ser cortados nos lugares das marcas enquanto ainda macios. Eles firmam e ficam crocantes quando esfriam.

Como os biscoitos ficam bem secos e crocantes, eles se conservam bem por mais ou menos 1 semana num pote fechado.

Acompanhamnetos

Os biscoitos amanteigados puros acompanham chá e café com perfeição. Com café, que é sempre a minha escolha, o amanteigado fica ainda mais intenso e o momento se transforma em puro sonho. E com colheradas fartas de creme de leite batido em chantilly e frutas vermelhas frescas por cima os biscoitos deixam a mesa com jeito de festa e ainda mais gostosos. As frutas vermelhas são deliciosas, mas use as frutas frescas que quiser e tiver por perto.

Bom saber que ingleses e escoceses costumam servir os seus shortbreads com um creme de leite bem espesso que é cozido bem devagar e fica com um leve coagulado por cima. Como a gente não tem esse costume, o chantilly resolve a questão. Qualquer hora, eu ensino a preparar um clotted cream caseiro, prometo.

Ingredientes

  • 150 g de manteiga em temperatura ambiente
  • ½ xícara de açúcar comum (75 g)
  • 2 pitadas de sal
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo, aproximadamente 180 g
  • 1 receita de creme de leite batido em chantilly
  • 1 e ½ xícara de frutas vermelhas frescas, ou a gosto

Preparo

Comece pela massa, que deve descansar antes e depois de assar.

Numa tigela, misture a manteiga, o açúcar e o sal até um creme homogêneo.

unte a farinha e trabalhe bem rápido até conseguir uma massa homogênea e que descole das mãos.

Corte um quadrado de uns 30 cm de papel manteiga e separe uma assadeira redonda rasa se quiser assar um disco pra dividir em triângulos ou uma assadeira pequena de uns 20 cm se preferir uma placa pra cortar biscoitos retangulares.

Pra conseguir um disco, abra a massa com um rolo já sobre o papel manteiga até ficar com uns 22 cm de diâmetro e 0,5 cm de espessura. Se preferir assar numa placa, espalhe a massa na base de uma assadeira e alise bem a superfície (aperte com a palma da mão e pressione com a base de um copo ou com o dorso de uma colher).

Com uma faca de lâmina grande, marque o disco pra conseguir 8 triângulos ou a placa pra dividir nuns 16 retângulos. Leve à geladeira por 1h pra gelar bem.

Quando faltarem uns 10min pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Asse os biscoitos por uns 30min, até a placa ficar levemente dourada e com as bordas crocantes. A massa sai macia do forno, firma depois de fria.

Retire a assadeira do forno e, imediatamente e seguindo as marcações, corte até o fim, mas deixe pra soltar e destacar só quando esfriar completamente.

Destaque os biscoitos e guarde num pote fechado por até 1 semana.

Na hora de servir, coloque umas 2 colheradas de creme de leite em chantilly sobre os biscoitos e por cima espalhe um tanto das frutas.

2 Comentários

  1. 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *