Adicionar à minha lista

Biscoito crocante com caramelo e chocolate

Ana Bacellar

Base crocante e amanteigada + camada farta de caramelo com gostinho de baunilha + cobertura de chocolate meio amargo com cristais de flor de sal = doce irresistível.

O doce é “doce”, mas todo mundo pode se dar ao luxo de comer um pedaço de vez em quando e ser feliz.

Há muitos anos, quando estive na Inglaterra pela primeira vez, mordi um millionaire shortbread e amei os contrastes de sabores e do crocante esfarelento do biscoito amanteigado, o cremoso puxa-puxa do caramelo e a casquinha de chocolate, firme na primeira dentada, mas que se desmancha em seguida.

Apesar de ter guardado tudo isso na memória, eu não fui atrás da receita e o tempo passou, até que a Ana, minha filha mais nova e super companheira de tudo, veio me mostrar umas receitas das barrinhas crocantes de caramelo e chocolate que seriam versões caseiras do “twix” da Mars. Eu me lembrei do millionaire e, juntando as receitas dos “twix” que aparecem por aí e as clássicas de millionaire dos meus livros ingleses, nós fomos pra cozinha cheias de ideias, dicas e vontade de chegar à receita dos sonhos.

As primeiras fornadas foram decepcionantes, cheias de desproporções entre as camadas de massa, caramelo e chocolate, ou com camadas doces em excesso ou até sem sabor. Aí começamos a retestar, mesclar receitas e lá se foram mais algumas assadeiras pro forno, isso por mais de uma semana.

A casa cheirava a caramelo e quem chegava já dava de cara com pratos e mais pratos de millionaire.

Enfim, chegamos à receita que já virou clássico em casa. Importante: é claro que a massa precisa estar bem assada, mas tem que ficar clarinha pra ser macia o bastante pra dar um bom millionaire; o ponto do caramelo é importante, pois o doce não tem tanta graça quando ele fica duro e acaba se desmontando se ele fica cremoso demais.

É muito importante despejar o caramelo cremoso ainda quente sobre a base de biscoito, já que ele endurece e não se espalha quando começa a amornar e, também, não gruda direito e não acaba se descolando. A flor de sal salpicada sobre o chocolate deixou o doce ainda mais especial, não deixe de usar.

A foto da Ana ficou tão escandalosamente divina que não resisto e sempre preparo mais uma mais outra receita.

Ingredientes

Massa

  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 2 pitadas de sal
  • 1/2 colher (chá) de baunilha
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 120 g)

Caramelo

  • 35 g de manteiga
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar comum (100 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo (45g)
  • 3 colheres (sopa) de glicose de milho (karo) – (60 g)
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco (120 g)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • Pitada de sal

Cobertura

  • 170 g de chocolate meio amargo em cubinhos
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal (15 ml)
  • Flor de sal pra salpicar

Preparo

Biscoito: Comece pela massa, que deve descansar antes e depois de assar. Numa tigela, misture o açúcar, a manteiga, o sal e a baunilha até obter um creme, depois junte a farinha e mexa até conseguir uma massa homogênea e que descole das mãos.

Forre com papel manteiga o fundo e as laterais de uma assadeira pequena (quadrada de uns 20cm ou retangular de uns 16x25cm), deixando um tanto de papel sobrando pra ficar mais fácil de desenformar. Espalhe a massa na base da assadeira pra obter uma camada de 0,5 cm de espessura (grossinha mesmo) e leve à geladeira pra firmar por 30min.
Quando faltarem uns 10min pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Asse a base de biscoito por uns 25min, até perder o jeito de massa crua e começar a dourar, mas sem firmar completamente (ela deverá continuar levemente macia). Retire do forno e deixe esfriar.

Caramelo: Enquanto isso, pro caramelo, coloque a manteiga, os açúcares comum e mascavo, o creme de leite, a baunilha e o sal numa panelinha e aqueça, mexendo até dissolver. A partir desse ponto, mexa de 1 em 1min e deixe no fogo até surgirem bolhas bem grandes e a calda ficar com a cor de café com leite e encorpada. Pra verificar o ponto, coloque meia colher de chá da mistura numa xícara com água bem gelada, conte até 30 e tente juntar o creme com as pontas dos dedos pra formar uma bolinha firme e consistente (se ainda estiver mole, volte ao fogo por mais uns minutos e teste de novo).

Despeje o caramelo quente sobre o biscoito e movimente a assadeira pra deixar a camada uniforme. Leve à geladeira por 10min pra firmar.

Cobertura: Coloque o chocolate numa tigela e derreta por uns 2min no micro-ondas. Junte o óleo, mexa até que o chocolate ficar liso e cremoso e espalhe sobre o caramelo.

Cubra o doce com filme plástico e leve à geladeira por 15min, ou até o chocolate começar a endurecer. Salpique a superfície com a flor de sal e volte à geladeira por mais uns 45min pra firmar completamente.

Solte o doce da assadeira com a ajuda do papel, descole e descarte o papel.

Mergulhe a lâmina de uma faca lisa em água fervente e divida a placa nuns 30 pedaços (quadrados, retângulos ou o que conseguir, pois quebram mesmo).

Se quiser, deixe a placa pronta na geladeira por até 3 dias e corte um pouco antes de servir.

Sirva o doce gelado ou em temperatura ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *