Adicionar à minha lista

Biscoito claro e escuro

Ana Bacellar

Se tem uma coisa que eu adoro é tomar o meu cafezinho mordiscando um biscoito crocante e saboroso, como o da receita que vai aqui.

O biscoito claro e escuro agrada gente pequena e gente grande, pois além dos sabores deliciosos da baunilha e do chocolate, é lindo e divertido pela variedade dos desenhos e formatos que surgem das misturas das duas massas.

A massa leva ingredientes que quase todo mundo tem em casa e é fácil de preparar e de modelar. Primeiro, é preciso fazer a massa básica clarinha, perfumada com baunilha ou qualquer outra especiaria, depois é só dividir a massa ao meio, deixar metade pra parte clara do biscoito e misturar o chocolate ou o cacau em pó ao restante pra conseguir a massa marrom. Quer dizer, no final, a gente fica com duas massas, uma branca e uma marrom.

Na hora de modelar, eu costumo dividir cada uma das duas massas em quatro partes pra conseguir 4 desenhos diferentes no final.

Pra conseguir efeitos quadriculados, eu moldo cilindros com as duas massas, achato os cilindros pra ficar com lados e cantos retos, coloco os pedaços lado a lado pra dar o efeito desejado e pressiono pra grudar. Desse jeito, também faço biscoitos com apenas dois blocos lado a lado.

Se quero biscoitos que tenham borda de uma cor e miolo de outro, moldo um cilindro com a massa do miolo e abro um retângulo com mesmo comprimento e largura suficiente pra envolver esse miolo, enrolo e pressiono pra grudar.
Quanto quero espirais, abro dois retângulos do mesmo tamanho e mesma espessura, sobreponho, enrolo e pressiono pra grudar e fechar bem.

Depois de modelar cada tipo de desenho, eu embrulho cada um deles em filme e levo à geladeira por pelo menos 1h, ou até de véspera, pra firmar. Uns 30min antes de assar, corto cada rolo em rodelas grossas (de 0,5 a 1 cm), espalho na assadeira e levo tudo ainda bem gelado ao forno.

Como os biscoitos ficam perfeitos por uma semana num pote bem fechado, eles são ótimos pra quando a gente precisa preparar uma guloseima com antecedência e, também, pra presentear.

E mais uma coisa importante: como a massa não é quebradiça ou difícil de trabalhar, ela é perfeita pra atividades com crianças.

Parece difícil, mas não é.

Ingredientes

  • 175 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 1 ovo
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g, aproximadamente)
  • 1 colher (sopa) de maisena (15 g)
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (essências incríveis; ou a especiaria ou essência que preferir) - 15 ml
  • ¼ de xícara (chá) de chocolate em pó (30 g)

Preparo

Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme fogo. Junte o ovo, a farinha, a maisena, o fermento, o sal e a baunilha e continua batendo até conseguir uma massa bem macia e que se solte da tigela (junte um pouquinho mais de farinha se ainda estiver muito pegajosa).

Retire metade da massa da tigela e reserve (será a massa clara).

Coloque o chocolate na batedeira e bata até conseguir uma massa marrom e homogênea.

Embrulhe cada uma das 2 massas em filme e leve à geladeira por pelo menos meia hora ou até por 2 dias.

Abra as massas e divida cada uma delas em 4 partes pra conseguir 4 tipos de desenho e formato de biscoitos.

Polvilhe levemente uma superfície com farinha e abra 1 parte de cada uma das duas cores de massa no formato desejado e molde um dos tipos de biscoito.

Pra conseguir efeitos quadriculados, molde um ou mais cilindros com as massas, achate os cilindros pra ficar com lados e cantos retos, coloque os pedaços lado a lado pra dar o efeito desejado e pressione pra grudar (o número de cilindros depende do tipo de xadrez, quer dizer, 4, 8, 12 quadradinhos). Desse jeito, também faça biscoitos com apenas dois blocos lado a lado.

Se quiser biscoitos que tenham borda de uma cor e miolo de outro, molde um cilindro com a massa do miolo, abra um retângulo com mesmo comprimento e largura suficiente pra envolver esse miolo, enrole sem sobrepor na emenda e pressione pra grudar.

Pra fazer espirais, abra dois retângulos do mesmo tamanho e mesma espessura, sobreponha, enrole e pressione pra grudar e fechar bem.
Enrole cada um dos 4 blocos de biscoito em filme e leve novamente à geladeira pra firmar por pelo menos 1 e até por 24h.

Uns 30min antes de assar, corte cada rolo em rodelas grossas (de 0,5 a 1 cm), espalhe os biscoitos em mais ou menos 2 assadeiras grandes sem untar e mantendo 1 cm de espaço livre entre eles. Leve as assadeiras ao freezer por uns 15min, enquanto o forno aquece a 180°C (médio-alto).

Asse os biscoitos por 12 a 15min, até que estejam firmes e ligeiramente dourados nas bordas (eles ficam mais crocantes quando saem do forno). Solte os biscoitos da assadeira e deixe esfriar.

Guarde os biscoitos num pote bem fechado por até 1 semana.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *