Adicionar à minha lista

Biscoitinhos de queijo crocantes

Ana Bacellar Biscoitinhos de queijo crocantes

Esses biscoitinhos de queijo crocantes são deliciosos e ótimos pra petiscar! Crianças e adultos adoram.

Como amo fazer tortas e sempre sobra um pouco, eu vou juntando no freezer e, quando tenho um tanto, faço uma rodada, guardo num pote fechado e tenho biscoitinhos salgados por vários dias.

Nada impede que se faça uma receita de massa especialmente pra fazer os biscoitinhos de queijo crocantes.

A massa pode ser misturada com as mãos ou na batedeira com a raquete e fica pronta em minutos. O que importa é deixar a massa descansar por 15min na geladeira. Depois abrir, espalhar o recheio por cima, enrolar como rocambole.

Em seguida, é essencial levar à geladeira por pelo menos 1h pra endurecer bem ou até mesmo levar ao freezer por uns 30min. Esse descanso é essencial pra conseguir cortar o rocambole em discos de mais ou menos 0,5 cm de espessura antes de assar, pois sem ele as fatias desmontam.

É importante deixar dourar na hora de assar, só assim o queijo parmesão chega ao ponto de dar aquela leve derretida que é essencial pra unir as camadas do rocambole e conseguir um biscoito crocante.

Apenas com uma quantidade razoável de queijo o biscoito fica com gosto de queijo. Costumo usar um pacotinho de 100 g de um queijo já ralado, um de pacotinho que seja saboroso, pois não é mesmo necessário usar um super parmesão pra isso.

Se quiser, congele os biscoitinhos de queijo crocantes ainda crus, mas já cortados, por até 1 mês e asse no dia de servir.

Biscoitinhos de queijo

Ingredientes

  • 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) – (300 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 200 g de manteiga, sendo 150 g gelada e 50 g em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado (100 g)
  • Manteiga pra untar

Preparo

Misture a farinha, o sal, e os 150 g de manteiga numa tigela grande, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa.

Junte o ovo e trabalhe com as mãos até conseguir uma massa macia e que descole das mãos (se for preciso, junte de 1 a 3 colheres de sopa de água gelada pra dar liga).

Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 15min.

Com um rolo, abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha formando um retângulo de uns 40x20cm, com a espessura de casca de banana. Com uma faca afiada, corte o retângulo ao meio pra ficar com 2 faixas de uns 40×10 cm. Com o dorso de uma colher espalhe a manteiga bem macia sobre toda a massa, depois cubra com o queijo fazendo uma camada uniforme. Enrole cada faixa como rocambole, pressionando pra espiral ficar bem certinha.

Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 1h pra gelar bem (ou leve ao freezer por 15min).

Com uma faca afiada, corte cada rocambole em rodelas de mais ou menos 0,5 cm e espalhe as rodelas em 1 ou 2 assadeiras untadas com manteiga. Leve à geladeira por mais 10 minutos e, enquanto isso, aqueça o forno a 180ºC (médio).

Asse os biscoitos por 15 a 20min, até que estejam bem dourados.

Retire do forno, aguarde 1min e solte os biscoitos com uma espátula.

Deixe esfriar completamente e guarde num pote fechado por até 5 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *